Mecanismo biológico conseguiria bloquear a infecção do vírus causador da Covid-19, segundo exames in vitro. Mesmo sem passar ainda por testes clínicos, laboratório quer produzir ‘dezenas de milhões de doses’. Reprodução do modelo em 3D criado pela Visual Science para ilustrar a resposta do sistema imune à infecção pelo novo coronavírus. As bolinhas brancas ao redor do vírus representam anticorpos protetores contra o vírus, que impedem que ele se una às células hospedeiras e as invada, além de atrair células do sistema imune que destroem o vírus.
Reprodução/YouTube Visual Science
Um laboratório dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira (15) que encontrou um anticorpo responsável por neutralizar completamente o novo coronavírus durante testes em vitro. A pesquisa, porém, não foi avaliada por pares, e a empresa apresentou os resultados sem demonstrar as provas.
Segundo a companhia Sorrento Therapeutics, os pesquisadores vasculharam uma gama de anticorpos e testaram a eficácia de cada um no Sars-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19. Cerca de uma dezena desses mecanismos — a empresa não detalhou quantos — neutralizaram as proteínas spike, que funcionam como uma “chave” para que o vírus entre na célula humana.
A empresa relata que um dos anticorpos em especial, o STI-1499 neutralizou completamente a capacidade de infecção do vírus em uma dose “muito pequena”. Ainda segundo a Sorrento, a neutralização ocorreu completamente em quatro dias de incubação.
“Análises bioquímicas e biofísicas indicam o STI-1499 como um candidato a medicamento de anticorpos possivelmente forte”, diz o comunicado da empresa.
Revisão por pares
Em nota, o laboratório diz que ainda submeterá os resultados da pesquisa a uma avaliação revisada por pares — procedimento científico exigido para validar o estudo. Mesmo assim, as ações na Nasdaq da Sorrento Therapeutics chegaram a subir 158% na sexta-feira.
TIRE SUAS DÚVIDAS: Pesquisa por medicamentos para a Covid-19
Além disso, embora a pesquisa tenha passado apenas por testes pré-clínicos, a empresa já propõe iniciar fabricação em massa desse anticorpo mesmo antes de obter aprovação do órgão regulador dos EUA, a Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês). O laboratório diz que espera produzir “dezenas de milhões de doses em um curto período”.
Ainda não sabemos se anticorpos contra o coronavírus garantem proteção efetiva e duradoura
Initial plugin text
Empresa dos EUA diz que encontrou anticorpo que impede infecção pelo novo coronavírus, mas não apresenta prova
