
Fantasmas em plena luz do dia. Apesar de parecer uma cena incomum e assustadora, a ideia adotada por moradores do Rio de Janeiro é simples e pode ajudar a salvar vidas.
Moradores do Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, saem às ruas vestidos como personagens do filme “Os Caça-Fantasmas” para higienizar ruas, escadas e becos por conta própria.
O objetivo é evitar que a falta de condições sanitárias facilite a expansão do coronavírus na comunidade que abriga cerca de quatro mil pessoas.
O morador e guia turístico, Thiago Firmino, diz que, os moradores estão cansados de espera o poder público e decidiram agir.
“A gente está usando tudo conforme manda a lei, luva, bota, máscara. A gente tem que avançar, a favela não precisa ficaar eserando o governo, porque o governo vai esperar morrer muita gente nas favelas para depois começar a agir. Então a gente vai começar antes para fazer o preventivo”
A ajuda para a compra de equipamentos de proteção individual e substâncias químicas vem através de doações. A moradora Tatiana aprova a ação dos voluntários.
“Sim, a gente tem mais higiene. Cada um faz sua parte, mas mesmo assim tá sendo muito importante essa limpeza no caminho.”
A infectologista Raquel Muarrek diz que substâncias comuns no dia a dia ajudam na limpeza da casa.
“Chegando em casa eu não quero carregar nada do que tinha na rua, eu tirar a roupa, tirar o sapato, higienizar com água e sabão ou algum derivado de alguma coisa. Tem também os derivados da água sanitária que a pessoa pode fazer na sua própria residência, diluído de uma copo para para quatro copos.”
Toda a tentativa de higienização que impeça o transporte do vírus, da rua para a nossa casa, é valida.
*Com informações da repórter Lívia Fernanda