/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/q/sZDaJmQtANQYTrmcisBQ/hospital-de-cubatao.jpg)
Centro de Alta Complexidade faz parte do Hospital Municipal de Cubatão — Foto: Divulgação/Fundação São Francisco Xavier
Centro de Alta Complexidade faz parte do Hospital Municipal de Cubatão — Foto: Divulgação/Fundação São Francisco Xavier
O Centro de Alta Complexidade do Hospital Municipal de Cubatão (SP) inicia os serviços de hemodiálise nesta quarta-feira (8). A unidade conta com 20 máquinas para atender, via Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes de toda a Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
Segundo informações da administração municipal, o objetivo do Centro é desafogar a rede pública regional. O local segue os cuidados determinados pelos órgãos de saúde devido à pandemia do novo coronavírus. Além do reforço na higienização dos equipamentos e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, o atendimento será feito apenas com agendamento prévio, não havendo aglomerações.
O Centro de Alta Complexidade foi implantado em uma área onde funcionava o antigo teatro, localizado na Avenida Henry Borden esquina com Avenida Nove de Abril, no bairro Vila Santa Rosa. A área foi totalmente reformada e integrada ao complexo hospitalar, aumentando o espaço físico e viabilizando a implantação dos novos serviços.
Atualmente, está em funcionamento na unidade o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública por meio de agendamento.
O atendimento no local é destinado aos pacientes das unidades de saúde da região, encaminhados pela Central de Regulação de Vagas e por agendamento das secretarias de Saúde.
O setor de oncologia, com o serviço de quimioterapia, e a câmera hiperbárica estão nas próximas fases do processo de implantação do Centro de Alta Complexidade e iniciarão os atendimentos conforme o projeto for avançando.