
Ciclistas de Piracicaba reclamam da falta de manutenção em ciclofaixas
Durante a pandemia da Covid-19 em que o distanciamento faz parte da rotina das pessoas, uma saída para se locomover é a bicicleta. Contudo, moradores de Piracicaba (SP) reclamam da falta de ciclovias e ciclofaixas pela cidade. Em outros pontos, onde há a estrutura, relatam a falta de manutenção e abandono.
A EPTV, afiliada TV Globo, percorreu algumas ciclofaixas de Piracicaba para mostrar a situação. Na Rua do Porto, região turística da cidade e onde há uma ciclofaixa instalada, vários ciclistas estavam utilizando a estrutura para praticar exercícios e se locomover.
“As academias fecharam e como eu não gosto de caminhar uma alternativa que eu tive foi comprar a bike para me exercitar nesse período. Aqui na rua do porto a gente tem uma ciclovia boa, porém em outras partes da cidade a gente não tem essa estrutura”, disse uma ciclista.

Ciclofaixa na Rua do Porto em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV
Ciclofaixa na Rua do Porto em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV
Em Piracicaba são pouco mais de 10 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Em alguns locais, como na Avenida Paulista, a faixa está apagada. Já na Avenida Cruzeiro do Sul, em alguns trechos há buracos e rachaduras no asfalto.
“Pelo que cresceu de ciclistas nesses últimos tempos e pela proporção da cidade em número de carros, falta sim uma estrutura voltada para o ciclista. Isso de certa forma em Piracicaba foi implantado, mas não foi continuado”, opinou o empresário Tiago Torres.
“A ciclofaixa é tanto para o ciclista quanto para o pedestre não invadir e deixar a gente fazer da bicicleta um meio de transporte realmente”, disse a administradora Cássia Zoleze.
A prefeitura foi questionada sobre a situação das ciclovias e ciclofaixas da cidade, contudo até a última atualização desta reportagem não houve retorno.