'Dia D' de vacinação contra sarampo e gripe tem pouco movimento em sábado de frio em SP

Hoje foi o Dia D de vacinação contra o sarampo

Hoje foi o Dia D de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de São Paulo realizou neste sábado (22) o dia de “D” para vacinação contra o sarampo e Influenza, mas o frio acabou deixando os postos de saúde praticamente vazios. A iniciativa aconteceu em mais de 300 postos volantes espalhados na capital paulista.

Poucas pessoas encararam o frio pra receber a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Na Grande São Paulo, dez cidades participaram, entre elas a capital, Guarulhos, Osasco e Barueri. A campanha vai até o dia 31 deste mês e o público-alvo vai dos seis meses de idade até 29 anos. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar.

A vacinação contra o vírus Influenza previne a gripe comum e auxilia no diagnóstico médico para identificar possível contaminação por Covid-19, no entanto, vale ressaltar que não existe vacina contra o coronavírus. . A recomendação é que toda população se vacina, independentemente da idade.

Já a imunização contra o sarampo é indicada para a população de 1 e 2 anos e 15 a 49 anos. A vacina para o sarampo é a tríplice viral, que previne ainda contra a caxumba e a rubéola. O sarampo é uma doença que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas destas faixa etária, mesmo quem já teve a doença, devem comparece às UBSs ou a um dos postos móveis.

Neste ano, mais de 5 milhões de doses de vacinas contra a Influenza A foram aplicadas na cidade de São Paulo e a cobertura dos grupos prioritários já alcança 92,4%.

A campanha da vacina contra o sarampo, que começou em 15 de julho, já vacinou 405.656 pessoas com idade entre 6 meses a 49 anos. No primeiro semestre deste ano, a cobertura vacinal chegou atingiu 88,97% do público alvo.

Todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus serão respeitadas durante a ação e o uso de máscaras é obrigatório e essencial para evitar contaminação do coronavírus.

By Tribuna ABC

Veja Também!