Ministério Público pede aumento de leitos hospitalares nos municípios vinculados ao DRS de Presidente Prudente


Promotoria também solicitou que haja vagas em hospitais para todos os pacientes que estão esperando em serviços de urgência e emergência. Ação foi protocolada nesta terça-feira (25). DRS-XI atende 45 municípios da região de Presidente Prudente
Arquivo/G1
O Ministério Público protocolou nesta terça-feira (25), uma ação que pede o aumento de leitos aos municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente.
A Promotoria também solicitou que haja vagas em hospitais para todos os pacientes que estão esperando em serviços de urgência e emergência. O pedido de liminar foi feito pelo promotor Marcelo Creste.
O Ministério Público propõe que a Justiça estabeleça uma multa de R$ 1.000 para cada hora de atraso, em caso de descumprimento de eventual decisão judicial obrigando o Estado a adotar a medida.
A Secretaria Estadual de Saúde disse em nota à TV Fronteira que a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é responsabilidade do Ministério da Saúde, e que pediu a habilitação de 65 leitos de UTI à região de Presidente Prudente.
O órgão disse ainda que, até o momento, o Ministério da Saúde não habilitou nenhum leito na região.
A Secretaria de Saúde do Estado também reforçou que, nesta quarta-feira (26), o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente, que engloba 45 municípios, conta com 184 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 114 foram destinados para o atendimento de casos de Covid-19.
A taxa de ocupação desses leitos, até nesta terça-feira (25), foi de 67,6%.
A TV Fronteira também solicitou o posicionamento do Ministério da Saúde a respeito dos leitos de UTI na região, mas ainda não obteve resposta.
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

By Tribuna ABC

Veja Também!