1 de 1Viatura durante fiscalização sobre cumprimento de decretos de prevenção ao coronavírus em Piracicaba, em julho — Foto: Eleni Destro/ Prefeitura de Piracicaba
Viatura durante fiscalização sobre cumprimento de decretos de prevenção ao coronavírus em Piracicaba, em julho — Foto: Eleni Destro/ Prefeitura de Piracicaba
A Vigilância Sanitária interditou um bar no Centro de Piracicaba (SP) por descumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à pandemia de coronavírus, com apoio da Guarda Civil Municipal.
Segundo a prefeitura, no local havia a presença de pessoas sem máscaras, aglomeração e vendas de bebidas alcoólicas após às 22h, o que contraria decreto municipal.
A operação começou por volta das 21h50 da quinta-feira (3), mas foi divulgada nesta sexta (4).
Segundo a prefeitura, o proprietário do estabelecimento interditado já tinha sido orientado sobre a necessidade do cumprimento das normas sanitárias.
Por não seguir as determinações, o estabelecimento somente será reaberto após apresentar à prefeitura um Plano de Contingenciamento Sanitário com todas medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus.
A operação começou às 21h50 e se estendeu até 0h50. Foram visitados 12 estabelecimentos, sendo que alguns se encontravam fechados.
Outros cinco estabelecimentos localizados na Vila Rezende, Centro, São Dimas, Bairro Alto, Vila Monteiro, Laranjal Paulista e Jardim Califórnia, por estarem sendo vistoriados pela primeira vez, foram notificados e os proprietários orientados a seguir o decreto municipal. Foram entregues cópias da notificação e dos decretos.
Em caso de reincidência, o proprietário do estabelecimento pode ser multado. O valor pode variar de R$ 276,10 a R$ 276,1 mil e ter o alvará cassado.
A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, afirmou em nota oficial que a fiscalização será intensificada junto aos estabelecimentos comerciais. De acordo com ela, vários já foram notificados, devido ao descumprimento das regras vigentes.
“Os proprietários devem seguir os protocolos sanitários determinados para manter um ambiente saudável para o cliente”, alertou.
Ainda segundo a comandante, durante este final de semana as fiscalizações continuarão, nos períodos diurno e noturno. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
