
Vigilância Sanitária Estadual interdita clínica de idosos em Monte Alto, SP
Uma clínica particular que atende idosos em Monte Alto (SP) tem até terça-feira (8) para remover os 19 pacientes que vivem no local. A determinação é da Prefeitura e da Controladoria de Controle de Doenças da região de Ribeirão Preto (SP) após um surto do novo coronavírus na instituição em agosto.
O local atende 28 pessoas e 27 foram infectadas. Dessas, oito morreram por complicações da Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estabelecimento não cumpriu as determinações sanitárias necessárias na pandemia.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira (4) dando um prazo de 96 horas para o esvaziamento do local. Em caso de desrespeito à administração pública, a clínica pode ser interditada e receber uma multa. O valor, no entanto, não foi informado.
A advogada Jaqueline Aparecida Scombatti, que representa a clínica, disse que recorreu na Justiça e afirma que a instituição segue as orientações de higiene, além de proibir a entrada de visitantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/h/E/6iBOO0TrO90nSjtBAD7g/clinica-2.jpg)
Clínica de tratamento a idosos em Monte Alto (SP) perdeu oito pacientes para a Covid-19 — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV
Clínica de tratamento a idosos em Monte Alto (SP) perdeu oito pacientes para a Covid-19 — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV
A secretária de Saúde de Monte Alto, Sueli Regina Alves de Melo, afirma que a pasta sempre orientou os donos da clínica em relação à transmissão da Covid-19.
Quando os primeiros casos foram confirmados, no início de agosto, foi pedido um reforço nos cuidados de higiene, separação dos leitos dos pacientes, isolamento social e uso de equipamentos de proteção individual.
Uma nova vistoria da Vigilância Epidemiológica do município foi feita no final do mês. O órgão teve apoio de agentes do Departamento Regional de Saúde (DRS 13), com sede em Ribeirão Preto, porém a instituição continuou apresentando as irregularidades, de acordo com a secretária.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/z/b/YZrTYjTmmY4ApcG3cJGQ/clinica-1.jpg)
Lar de idosos sofreu com surto de Covid-19 em Monte Alto (SP) — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV
Lar de idosos sofreu com surto de Covid-19 em Monte Alto (SP) — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV
Por conta disso, as visitas aos pacientes foram proibidas por mais três meses. Sueli não sabe como o novo coronavírus entrou na clínica, mas acredita que se as medidas de higiene tivessem sido tomadas, o surto seria evitado.
“Eles foram orientados e não cumpriram. Em nossa opinião isso é grave e nós esperamos que tudo seja resolvido o mais rápido possível e volte à normalidade. (…) Nós esperamos que eles resolvam a situação para que nós não tenhamos que entrar com as providências jurídicas necessárias”, diz.
Dos 19 idosos que moram no local atualmente, apenas um está em isolamento por ter sido consultado em um hospital recentemente. Os outros 18 não apresentam sintomas da doença.
Outro lado
A advogada da clínica nega as irregularidades e diz que desde março a instituição adotou medidas de higiene para evitar a propagação da Covid-19 entre os idosos.
Segundo Jaqueline Aparecida Scombatti, os proprietários compraram tecido, toalhas higiênicas, capacetes, gorros, máscaras e proibiu a visita de familiares.
Ela não soube explicar como o coronavírus chegou à casa. “Não teve falha, porque não dá para você saber se está contaminada. Qual é a falha? Não tem, não posso apontar”, afirma.
Jaqueline diz que os familiares são contra a remoção dos idosos e os próprios moradores da clínica, de acordo com ela, não concordam em sair do local. Além disso, a instituição cuida de nove pacientes que precisam de cuidados médicos 24 horas por dia.
“Eu não posso remover para outras clínicas. Quem que me garante que a outra clínica esteja totalmente isolada?”, diz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/b/6P5TzbRqeKfl1RD3H5rw/clinica-3.jpg)
Visita a idosos em clínica de Monte Alto (SP) está proibida desde o início da pandemia — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV
Visita a idosos em clínica de Monte Alto (SP) está proibida desde o início da pandemia — Foto: Sérgio Oliveira / EPTV