1 de 1Aglomeração de pessoas em bar de Piracicaba durante o fim de semana — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Aglomeração de pessoas em bar de Piracicaba durante o fim de semana — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Cinco bares foram interditados no fim de semana prolongado em Piracicaba (SP) por não cumprirem o decreto municipal em prevenção à pandemia de coronavírus.
As equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa), com apoio da Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu), atenderam recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que receberá relatório sobre essa ação, segundo a prefeitura.
De acordo com a administração municipal, foram interditados um bar na Rua Voluntários de Piracicaba, dois na Avenida Carlos Botelho, um na Rua Luiz de Queiroz e outro na Avenida Dr. Paulo de Moraes. Nesse último, havia mais de 100 pessoas, detalhou a administração.
As infrações constatadas pelos fiscais da Visa foram a aglomeração de pessoas sem máscaras e o consumo de bebida alcoólica após as 22h.
A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, reforçou que a fiscalização faz, primeiro, a orientação. Depois, ao retornar, se constatada a irregularidade, é feita a notificação.
Se em uma terceira visita for constatado que o protocolo geral ainda não é respeitado, o estabelecimento é interditado e a reabertura só acontece após o proprietário apresentar à prefeitura um Plano de Contingenciamento Sanitário, constando todas as medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Em caso de reincidência, o proprietário do estabelecimento interditado pode ser multado, em valor que varia de R$ 276,10 a R$ 276,1 mil.
“Vamos continuar com as operações de fiscalização para uma retomada segura. É importante que os comerciantes se conscientizem de que seguir o protocolo geral sanitário é a melhor e mais rápida forma para essa retomada. Para isso, eles precisam garantir que os seus clientes sigam as regras, se protejam e protejam os outros”, disse a comandante, em nota oficial.
Ainda conforme o governo municipal, entre os dias 3 e 6, foram fiscalizados 41 estabelecimentos no município, com entrega de nota técnica (orientação). Vinte e um foram notificados, porque já haviam sido orientados. Ainda na quinta-feira (3), um outro bar, na Rua Campos Salles, Centro, também foi interditado. Após apresentar protocolo de contingenciamento sanitário, pode reabrir.
