Hospital da UFSCar em São Carlos inicia retorno gradativo de atendimentos e exames

Hospital Universitário da UFSCar em São Carlos — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV 1 de 3
Hospital Universitário da UFSCar em São Carlos — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

Hospital Universitário da UFSCar em São Carlos — Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou o retorno gradativo dos atendimentos presenciais de seus ambulatórios e da realização de exames, em São Carlos (SP).

Em primeiro momento, o atendimento presencial está restrito a 60% da capacidade dos ambulatórios e a 25% dos exames e será direcionado aos pacientes com quadro clínico prioritário. A abertura total da agenda está prevista para os próximos meses, ainda sem data divulgada.

Ao todo, 25 ambulatórios retornam às atividades presenciais, sendo as especialidades: cardiologia, pneumologia, neurologia, hepatologia, imunopediatria, nefrologia, doenças inflamatórias intestinais, patologias do trato genital inferior, urologia, medicina fetal, ginecologia endócrina, diabetes, gastrocirurgia, cirurgia vascular, gastropediatria, nutrologia infantil, dermatologia, nutrição, educação física, dois ambulatórios de infectologia, três de clínica médica, e de planejamento reprodutivo (iniciando as atividades no HU).

Em relação aos exames, serão reiniciados os de raio-x, tomografia, doppler e ecocardiograma.

Atendimentos presenciais de ambulatórios e exames são retomados gradativamente no HU — Foto: HU-UFSCar/Divulgação 2 de 3
Atendimentos presenciais de ambulatórios e exames são retomados gradativamente no HU — Foto: HU-UFSCar/Divulgação

Atendimentos presenciais de ambulatórios e exames são retomados gradativamente no HU — Foto: HU-UFSCar/Divulgação

Retorno da prática

De acordo com a chefe da divisão de gestão do cuidado do HU, Meliza Goi Roscani, a volta dos ambulatórios presenciais também vem para suprir uma necessidade do ensino dos estudantes da UFSCar.

“Após aprovação do colegiado da universidade, os internatos retornarão com suas atividades práticas que tinham sido suspensas por conta da pandemia de Covid-19. Agora, os ambulatórios servirão como campo rico de prática para alunos dos quinto e sexto anos do curso de medicina”, disse.

Os pacientes que serão atendidos neste momento de retomada gradativa dos cuidados presenciais são aqueles que possuem doença crônica e que, devido ao seu quadro clínico, precisam de atenção mais urgente.

Todos os pacientes serão encaminhados pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos e terão fluxo de atendimento específico dentro do hospital.

Telemedicina

Desde março, o hospital universitário da UFSCar realiza consultas por telemedicina em diversas especialidades, para pacientes que já eram atendidos nos ambulatórios.

O atendimento remoto é feito por meio de prontuário eletrônico e tecnologia de comunicação apropriada. Com a modalidade de atendimento, o profissional da saúde e o paciente podem trocar informações clínicas, laboratoriais e de imagens, com possibilidade de prescrição e atestado médico.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, as consultas por telefone são permitidas por lei apenas para pacientes que já estavam em acompanhamento clínico.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1 3 de 3
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

CORONAVÍRUS

By Tribuna ABC

Veja Também!