Idosos e funcionários de asilos de Araraquara e Rincão são testados para Covid-19

Idosos e funcionários de asilos de Araraquara e Rincão serão testados para Covid-19

Idosos e funcionários de asilos de Araraquara e Rincão serão testados para Covid-19

Cerca de 900 testes PCR para diagnóstico de Covid-19 serão realizados em nove asilos e casas de repouso a partir desta quinta-feira (10) em Araraquara e em uma entidade de Rincão (SP). Os exames também serão realizados em 21 e 22 de setembro.

Em Araraquara, os testes serão realizados na Vila Vicentina, Lar São Francisco de Assis, Lar dos Pobres e em outras quatro instituições. Em Rincão, será na Dispensa Vicentina.

Segundo o governador distrital do Rotary Club, José Francisco Rodrigues Filho, em todo o país foram investidos mais de R$ 5 milhões em testes.

Os testes realizados em Araraquara e Rincão serão encaminhados para análise em laboratório na capital paulista.

Idosos e funcionários de asilos são testados em Araraquara e Rincão — Foto: Reprodução/EPTV 1 de 1
Idosos e funcionários de asilos são testados em Araraquara e Rincão — Foto: Reprodução/EPTV

Idosos e funcionários de asilos são testados em Araraquara e Rincão — Foto: Reprodução/EPTV

No Lar São Francisco, serão 144 idosos e 85 funcionários testados e, segundo a responsável pela entidade irmã Maria Sônia Silva, a maioria dos idosos recebe salário mínimo e não teria condições de comprar o teste.

“Como aqui é uma casa de repouso e os idosos fazem parte do grupo de risco, é muito importante essa testagem. A maioria recebe salário mínimo e já fizemos uma pesquisa nos laboratórios e é caro”, disse a irmã.

Já na Vila Vicentina, serão 86 idosos e 52 funcionários testados. O diretor presidente da entidade, José Umberto Candreva, destacou que é a terceira vez que a entidade passará por testes e que todas as oportunidades foram possíveis por iniciativas da sociedade.

“Sabemos que nós de fora, funcionários e voluntários que vamos levar o vírus lá pra dentro. Então saber que ninguém tem o vírus é ótimo. Quanto mais teste, se pudesse ser semanal, ótimo. Mas, sabemos das dificuldades para nós, pois todos os lares precisam de um apoio”, disse Candreva.

O governador distrital do Rotary ressaltou que todos protocolos sanitários serão adotados para evitar aglomerações e não colocar a saúde dos idosos em risco

“Foram contactadas todas as instituições, então elas vão estar preparadas para receber funcionários que vão fazer essa testagem, colher o material, então para não haver problema e ser tudo com bastante segurança. Essa é uma preocupação do Rotary, não podemos criar um grau de exposição para os idosos e pessoas que serão testadas. Vamos programar com as entidades para colher o material e depois mandar ao laboratório”, disse Rodrigues Filho.

By Tribuna ABC

Veja Também!