
Escolas estaduais só devem reabrir em outubro em Ribeirão Preto, SP
Escolas estaduais nas regiões de Ribeirão Preto e Franca só devem retomar as aulas presenciais no dia 9 de outubro, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Isso porque as 48 cidades que integram os departamentos regionais de saúde 13 e 8 foram reclassificadas nesta sexta-feira (11) na fase amarela do Plano São Paulo.
A previsão é que as atividades só sejam autorizadas após 28 dias consecutivos na etapa mais flexível, de acordo o governo de SP.
Em Ribeirão Preto, as aulas presenciais na rede pública municipal estão suspensas pelo menos até 18 de outubro.
“Nós estamos nos preparando para seguir os protocolos estabelecidos pela pasta, aquisição de EPIs, paramentar todos os nossos profissionais. Nesse momento nós decidimos ainda não abrir”, disse o secretário municipal de educação, Felipe Elias Miguel.
Unidades particulares já podem voltar
Por outro lado, a Prefeitura autorizou a reabertura de escolas particulares de educação básica, que compreende ensinos infantil, fundamental e médio, a partir de 21 de setembro.
De acordo com o secretário, apenas 8% dos estudantes destas instituições voltarão a frequentar as aulas.
“A prefeitura não se opõe à reabertura das escolas particulares e ficou decidido que as escolas particulares podem seguir o Plano SP, com capacidade reduzida, e ouvida a comunidade escolar. Os pais devem dar essa anuência por essa decisão de abertura e com todos os protocolos”, disse.
Também foram liberados o atendimento presencial em escolas de cursos livres, como idiomas e informática, e as aulas práticas e laboratoriais em universidades e centros de educação profissional.
Volta segura com respeito às regras
Médico infectologista do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, Fernando Belíssimo diz que é preciso avaliar os riscos e os benefícios da reabertura. Segundo o especialista, o retorno é seguro desde que os cuidados exigidos sejam respeitados.
“Houve um tempo em que a doença estava muito intensa na nossa cidade, foi preciso fechar tudo, inclusive as escolas. Nesse momento em que nós voltamos à fase amarela e que a transmissão da Covid-19 está declinando na nossa cidade, eu entendo que seja seguro reabrir as escolas, tanto públicas quanto privadas. Não estávamos falando de voltar como era, mas com distanciamento, uso de máscaras, maior higiene. Mas, acima de tudo, voltar.”
