1 de 453 presos e quatro servidores da penitenciária 2 de Itirapina testam positivo para Covid-19 — Foto: Gabrielle Chagas/G1
53 presos e quatro servidores da penitenciária 2 de Itirapina testam positivo para Covid-19 — Foto: Gabrielle Chagas/G1
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou, nesta quarta-feira (16), que 53 presos e quatro servidores da Penitenciária 2 de Itirapina (SP) testaram positivo para Covid-19.
De acordo com a SAP, os casos foram descobertos por meio de uma testagem em massa implementada pelo Governo do Estado de São Paulo para avaliar os presos e servidores do sistema penitenciário paulista, que tem sido realizada seguindo um cronograma técnico da área da saúde.
Entre os casos positivados, 53 presos estão em isolamento, um servidor está afastado e 3 servidores já voltaram ao trabalho após cumprir quarentena. Dois trabalhadores com suspeita não confirmada da doença também seguem afastados.
A coleta dos exames na penitenciária terminou nesta quarta-feira e há ainda resultados a serem divulgados.. Já na penitenciária 1, a testagem deve ser feita nas próximas semanas.
Aumento de casos
2 de 4Coleta de sangue para teste do coronavírus — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Coleta de sangue para teste do coronavírus — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
De acordo com a Prefeitura de Itirapina, a testagem em massa refletiu nos números da cidade, já que a população carcerária das unidades prisionais é contabilizada como moradores do município para fins de censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como ocore com os servidores que trabalham nestes locais, independente de residir ou não na cidade.
Os 53 casos foram contabilizados no boletim de segunda-feira (14), que foi divulgado apenas na terça pela prefeitura. O município informou ainda que os casos devem ter novos aumentos até a chegada de todos os exames feitos na penitenciária.
Até esta quarta-feira, a cidade registrou 258 casos de Covid-19, incluindo sete mortes pela doença.
Segundo a SAP, outras unidades prisionais da região também tiveram resultados positivados para Covid-19 desde o início da pandemia .Veja abaixo:
Itirapina – Penitenciária 1
- Presos: 20 testaram positivo e já saíram do isolamento;
- Servidores: 19 testaram positivo e já retomaram o trabalho e 1 que está com suspeita não confirmada da doença segue afastado.
3 de 4Penitenciária 1 de Itirapina — Foto: Gabrielle Chagas/G1
Penitenciária 1 de Itirapina — Foto: Gabrielle Chagas/G1
Casa Branca
- Presos: 3 testaram positivo e já saíram do isolamento;
- Servidores: 7 testaram positivo e já retornaram ao trabalho e 3 que estão com suspeita sem confirmação ainda afastados.
Araraquara
- Presos no Centro de Ressocialização (CR) masculino: 6 testaram positivo, sendo que 1 segue isolado e os demais já saíram do isolamento;
- Servidores do CR masculino: não há casos;
- Presos da penitenciária: 8 testaram positivo, sendo que 4 estão isolados e 4 já saíram do isolamento;
- Servidores da penitenciária: 7 testaram positivo e já retomaram suas atividades e 2 com suspeita não confirmada da doença;
- Presas do CR feminino: 45 que testaram positivo e todas já saíram do isolamento;
- Servidores do CR feminino: 9 testaram positivo, mas já retomaram suas atividades.
A SAP informou ainda que as penitenciárias e os centros de ressocialização feminino e masculino da região, até o momento, não possuem data para a testagem em massa.
4 de 4Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1
