
Lontra entra dentro de motor de carro, é resgatada e foge em Franca, SP
Moradores de Franca (SP) foram pegos de surpresa com a aparição de uma lontra nas ruas do bairro Vila Imperador. O animal visitou uma padaria, uma papelaria, entrou na casa de um morador e correu por quarteirões até encontrar esconderijo no motor de um carro.
A professora de português Fabiana Anacleto de Lima pediu ajuda do Corpo de Bombeiros para resgatar a lontra na Rua Nícola Maníglia após sair ao portão e escutar os comentários dos vizinhos na manhã de quarta-feira (23). O carro estava estacionado em frente à casa dela.
Duas equipes do Corpo de Bombeiros tentaram realizar o resgate, mas não conseguiram. Foi então que a Polícia Ambiental, que patrulhava a região, tentou realizar o resgate. Os policiais conseguiram tirar a lontra do motor do carro e colocá-la dentro de uma gaiola, mas ela fugiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/c/F/ojz9QAQVOvaxMV9yzzLw/lontra-fujona.jpg)
Lontra fujona conseguiu escapar da gaiola pelo espaço entre as grades Franca (SP) — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Arquivo pessoal
Lontra fujona conseguiu escapar da gaiola pelo espaço entre as grades Franca (SP) — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Arquivo pessoal
Fabiana registrou a ação dos policiais com a câmera do celular. No entanto, quando o animal conseguiu escapar por entre as grades, a professora levou um susto e, sem querer, pausou a gravação.
“Ela é bem agressiva e fica mostrando os dentes. O policial pediu cuidado, porque ela poderia morder. Os dentes dela são bem afiados e, quando ela morde, faz um estrago. Ela furou até a luva deles, que é de couro, grossa. A hora que ela saiu, eu assustei”, diz.
O irmão da professora, o mecânico Jataniel Anacleto, precisava consertar o carro que é de um cliente, mas estava com medo de machucar o animal – ou de se machucar. Curiosos, os vizinhos, principalmente as crianças, chegaram perto do veículo.
“Como tumultua, as pessoas ficam próximas, o bicho fica mais estressado ainda, aí dificultou. Foi complicado e, mesmo com o trabalho todo, ela fugiu. É um bicho bonitinho, mas pode ser agressivo, porque o bicho está tentando se proteger e pode agredir”, diz Fabiana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/d/e/CZ6y4TQwu0OBgRuVxcdg/lontra.jpg)
Moradores de Franca (SP) flagram lontra dentro de motor de carro — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Acervo pessoal
Moradores de Franca (SP) flagram lontra dentro de motor de carro — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Acervo pessoal
Assim que fugiu da gaiola, a lontra correu até um carro estacionado atrás do outro veículo e entrou dentro do motor novamente. A professora diz que, para não estressar mais o animal, os policiais decidiram deixá-la sair do capô sozinha e pediram aos vizinhos para se afastarem do local.
Por volta das 18h30, os vizinhos viram o animal saindo e correndo em direção a um bueiro que fica na esquina da rua. A professora acredita que a lontra tenha vindo de uma área verde que fica próxima à casa dela, mas foi atingida por fogo nas últimas semanas.
Apesar de ser encontrada em todo o país, as lontras não são fáceis de serem vistas. Com hábito solitário e arisco, elas dificilmente chegam perto de seres humanos, de acordo com biólogos ouvidos pelo programa Terra da Gente, da EPTV, afiliada da TV Globo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/D/i/ix13PsQ6OGEilU93T5iQ/lontra-2.jpg)
Policiais ambientais resgatam lontra de dentro de motor de carro em Franca (SP) — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Acervo pessoal
Policiais ambientais resgatam lontra de dentro de motor de carro em Franca (SP) — Foto: Fabiana Anacleto de Lima/Acervo pessoal