Sem energia elétrica e sistema de ventilação, cerca de 6 mil aves morrem por causa do forte calor em granja em Adamantina


De acordo com o proprietário, foram quase 5 horas sem o funcionamento dos equipamentos, na tarde desta quarta-feira (30). Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja localizada no bairro rural Córrego Oriente, em Adamantina (SP), nesta quarta-feira (30). De acordo com o proprietário, Eriston Bellusci, por volta das 12h30 houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que fez com que o local ficasse sem o sistema de ventilação, e as aves morreram por causa do calor. O prejuízo ainda está sendo estimado.
Ainda de acordo com o proprietário, o plantel era formado por 10 mil animais. O galpão é refrigerado por um sistema de ventilação mecânica e de dispersão de gotículas de água. Sem o funcionamento dos equipamentos, as aves não suportaram as altas temperaturas.
Bellusci afirmou que a energia elétrica só voltou por volta das 17h. As aves mortas foram retiradas e levadas para uma graxaria. Além dos animais mortos, ele informou que houve a perda de aproximadamente 500 litros de leite, que estavam armazenados em um tanque que também necessita de energia elétrica para a refrigeração.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais alta registrada nesta quarta-feira (30) em Dracena (SP), que é o ponto de captação de informações mais próximo de Adamantina, foi de 41,5º C, às 15h.
Em nota à TV Fronteira, a empresa Energisa, que é a concessionária responsável pela distribuição de eletricidade em Adamantina, informou que a falta de energia que atingiu parte da área rural da cidade afetou 1.481 clientes, na tarde desta quarta-feira (30), e foi ocasionada pela queda de vegetação sobre a rede elétrica de média tensão que abastece o município, às 12h25, provocando curto-circuito e interrupção do fornecimento.
“Técnicos da empresa foram acionados e restabeleceram o fornecimento para 70% em cerca de 30 minutos. Após a realização da vistoria na rede elétrica, foram feitas manobras que possibilitaram o retorno gradual de energia para outra parte dos clientes”, salientou a concessionária.
Ainda segundo a companhia, “por conta da complexidade da ocorrência e para possibilitar o restabelecimento do fornecimento com segurança, a empresa mobilizou o emprego de equipes especializadas que trabalharam no local da ocorrência, possibilitando a normalização do fornecimento para nove clientes restantes às 16h37”.
A empresa encerrou a nota dizendo que “conta com a compressão de todos os clientes afetados por essa ocorrência”.
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Níveis críticos
Nesta quarta-feira (30), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que até a próxima segunda-feira (5), há condição para elevação acentuada das temperaturas, com sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo.
As previsões são para temperaturas entre 37°C e 44°C nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília e Campinas.
Já nas regiões de Registro, Baixada Santista, Sorocaba, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital, a onda de calor irá de quarta-feira (30) até sábado (3) e as temperaturas devem permanecer entre 30°C e 40°C.
“A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia em grande parte do Estado de São Paulo. Por conta deste cenário meteorológico, recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, se protejam do sol, umidifiquem os ambientes, evitem exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e não descartem brasas onde há vegetação. Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nas horas mais quentes”, salientou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Com umidade relativa do ar em 11%, Defesa Civil decreta estado de emergência em Presidente Prudente
Defesa Civil alerta para fortes ondas de calor no interior de SP
Defesa Civil/Divulgação
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Cerca de 6 mil aves morreram em uma granja de Adamantina
Eriston Bellusci/Cedida
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

By Tribuna ABC

Veja Também!