1 de 1O setor de indústria foi o que mais criou vagas de emprego em agosto no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV
O setor de indústria foi o que mais criou vagas de emprego em agosto no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV
Pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registrou aumento no número de vagas de emprego formal. O mês de agosto terminou com 369 novos postos de trabalho. Os dados, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged), do Ministério da Economia, apresentam o começo de uma recuperação.
Porém, no acumulado do ano, entre janeiro e agosto, foram 16.662 postos de trabalho perdidos. Para chegar a esse número, foi subtraída a quantidade de demissões (68.550) da quantidade de admissões (51.888) no período. No mesmo período em 2019, a região perdeu 1.866 postos de trabalho.
Neste mês, o município que registrou maior saldo positivo foi Praia Grande, com 187 novas vagas de emprego. Foram contratadas 961 pessoas e demitidas 774. As únicas cidades que ficaram com saldo negativo foram Santos, com menos 15 postos de trabalho, e Guarujá, com menos 10.
Desde quando a quarentena foi decretada no Estado de São Paulo, em 24 de março, os comércios tiveram que ser fechados, sendo que apenas os serviços essenciais foram mantidos. Porém, com a reabertura parcial dos estabelecimentos, a expectativa é de que a empregabilidade comece a melhorar reduzindo a taxa de desemprego.
Desemprego na Baixada Santista em agosto de 2020
| Cidades | Admitidos | Demitidos | Saldo |
| Bertioga | 312 | 280 | 32 |
| Cubatão | 825 | 726 | 99 |
| Guarujá | 539 | 549 | -10 |
| Itanhaém | 249 | 225 | 24 |
| Mongaguá | 115 | 96 | 19 |
| Peruíbe | 148 | 120 | 28 |
| Praia Grande | 961 | 774 | 187 |
| Santos | 2.870 | 2.885 | -15 |
| São Vicente | 573 | 568 | 5 |
| Baixada Santista | 6.592 | 6.223 | 369 |
Especialista
Para o economista Marcelo Rocha, esse crescimento é muito importante, pois prova que a região está começando a se recuperar do alto índice de desemprego causado pela Covid-19. De acordo com ele, essa melhora já estava sendo esperada e prevista por especialistas, graças à retomada das atividades.
“Isso reaquece a economia. Apesar de ter sido um aumento [de vagas de emprego] tímido, nos traz uma expectativa de que os próximos meses sejam ainda melhores. Em todo o Brasil, os setores que mais cresceram em agosto foram as indústrias, serviços administrativos e financeiros, construção civil e comércio”.
Marcelo explica que, daqui para a frente, teremos algumas datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, o que deve aumentar as compras e, consequentemente, fomentar a geração de emprego. Ele garante que, a partir de agora, a tendência é de que a situação continue melhorando.
“A grande sacada que causará um boom no aumento de emprego vai ser na hora que os governos passarem a investir ainda mais em obras de infraestrutura e quando estimularem os investidores. Outro setor que está sendo muito positivo é o turismo. As pessoas não aguentam mais ficar em casa. Essa área deve ganhar muitos empregos como fim do ano e a temporada de verão”.
