/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/V/FombvVRASzrzs1Gblpaw/img-sol-g1.jpg)
Sorocaba tem recorde de temperatura e bate os 38,9°C nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/TV TEM
Sorocaba tem recorde de temperatura e bate os 38,9°C nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/TV TEM
A temperatura bateu um novo recorde nesta sexta-feira (2) em Sorocaba (SP). Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este foi o dia mais quente dos últimos 20 anos em um mês de outubro, já que a temperatura chegou a 38,9°C na cidade.
A umidade registrada ficou em 16%, considerado baixo. Já em Jundiaí (SP), a estação do Ciagro registrou 38,4°C nesta tarde de sexta-feira. A umidade foi de 18,7% na quarta-feira (30).
O motivo do extremo calor seria uma massa de ar quente e seco no centro do país, impedindo que as frentes frias, que trazem chuva e o ar frio, consigam avançar do sul do país. Essas frentes frias estão se desviando para o mar, por isso o país vive tantos dias de calor e ar seco.
Alívio no fim de semana
Apesar da onda de calor nesta ultima semana, uma frente fria avança sobre o sul do país e deve derrubar a temperatura em algumas capitais do sul e sudeste no fim de semana, incluindo a capital paulista.
O calor deve diminuir em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro já neste sábado (3), com previsão de muitas nuvens e temperatura amena. Em São Paulo, a máxima será de 25ºC no sábado (3) e 21ºC no domingo (4).
Devido ao ar quente do centro do país, a frente fria não traz frio ou chuva significativa, mas irá amenizar a sensação de extremo calor.
A queda nas máximas vai girar em torno de 10 graus, ou seja, a temperatura estará por volta dos 28°C neste fim de semana pela região.