/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/e/F/CAnp7uRyiLsWQrs1KBXg/turismo.jpg)
Setor de turismo começa a dar sinais de retomada na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM
Setor de turismo começa a dar sinais de retomada na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM
O setor de turismo começou a dar sinais de retomada na região de Sorocaba (SP). Várias pessoas já estão se programando para o fim do ano e garantindo pacotes de viagens. Como muitos países ainda estão com restrições para a entrada de turistas, os destinos brasileiros lideram as compras.
Os passeios para Las Vegas, nos Estados Unidos, e Chuaia, na Argentina, vão ficar para o ano que vem. O agente Paulo Renato Correa de Almeida contou que precisou desmarcar estas viagens, mas que comprou um pacote para Cancun e Miami, com embarque em novembro.
“A gente vai ter que viajar com máscara, álcool em gel, mas estamos bem seguros, acreditamos que agora por final de novembro e dezembro já esteja tudo mais tranquilo para viajarmos”, disse.
A loja física de uma agência da região ainda está com pouco movimento. Os pacotes têm sido fechados por telefone ou canais digitais.
Nas últimas semanas, o dono, Igor Caldini, sentiu o crescimento na procura por viagens e está otimista para que as vendas possam aumentar até o fim do ano.
“Está tendo bastante procura para natal e ano novo. Estamos fazendo vendas para destinos dentro do Brasil e também para fora do país, para o final do ano. Devagar está tudo retomando”, contou.

Agências de turismo de Sorocaba registram aumento nas vendas de pacotes nacionais
O mercado brasileiro já alcançou 30% do patamar de vendas de 2019, um avanço que surpreendeu os agentes de turismo. No ano passado, aproximadamente 97 milhões de pessoas viajaram no Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
Segundo Carolina Tomba, dona de uma agência de viagens, a pandemia trouxe inúmeras remarcações de viagens. Porém, para ela, a retomada está sendo melhor do que o setor poderia imaginar.
“Tivemos bastante remarcações de viagens, tanto pelo fechamento das fronteiras quanto por cancelamento de voos. Mas agora já estamos voltando e essa retomada foi até mais rápida do que imaginávamos, o que tem mostrado um cenário bem mais positivo para nós”, explicou.
A procura maior é por destinos dentro do país e até bem mais próximos, como hotéis no estado de São Paulo. Muitos já não têm mais vagas para este ano, principalmente porque trabalham com capacidade reduzida.
O descanso de 2020 para a família do contador Rafael Alaminos está garantido. Eles embarcam em dezembro em um cruzeiro para a Argentina e o Uruguai. “Agora os ânimos estão de volta, estamos com as expectativas maiores. Todos os protocolos estão sendo seguidos. Vai ser bem legal’, disse.