Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Piracicaba para a mobilidade urbana

O G1 resume os principais pontos das propostas de governo para a área de mobilidade urbana dos 12 candidatos à Prefeitura de Piracicaba nas eleições de 2020.

Entre as ideias apresentadas, há desde a implantação de um sistema de transporte sobre trilhos entre os extremos da cidade e melhoria do sistema de ônibus até a instalação de ciclovias e ciclofaixas e de um sistema de empréstimo de bicicletas gerenciado pela prefeitura.

Veja abaixo as propostas para o setor de cada candidato (os nomes estão em ordem alfabética):

Barjas Negri (PSDB)

Barjas Negri (PSDB) — Foto: Caroline Giantomaso/G1 1 de 11
Barjas Negri (PSDB) — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Barjas Negri (PSDB) — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Resumo: No plano de governo, a mobilidade urbana é dividida em dois tópicos. A chapa cita o aumento da frota de veículos nos últimos 20 anos no município e se compromete a investir para melhorar o transporte coletivo e incentivar o deslocamento à pé, de bicicleta e ônibus. Negri se propõe a instalar mais faixas para ônibus, ciclovias e investir em intervenções no sistema viário, com novas avenidas, alargamento das existentes e implantação e melhoria de rotatórias.

A chapa também promete dar continuidade à reformulação dos terminais de ônibus urbano, modernizar os pontos de ônibus e melhorar a sinalização horizontal e vertical do município.

Carlito (PTC)

Plano não disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reportagem pediu as propostas ao candidato, mas ele informou que não as divulgaria ao G1.

Carolina Angelelli (PDT)

Carolina Angelelli, candidata a prefeita de Piracicaba pelo PDT — Foto: Rodrigo Pereira/ G1 2 de 11
Carolina Angelelli, candidata a prefeita de Piracicaba pelo PDT — Foto: Rodrigo Pereira/ G1

Carolina Angelelli, candidata a prefeita de Piracicaba pelo PDT — Foto: Rodrigo Pereira/ G1

Resumo: As propostas pra mobilidade urbana da chapa incluem a reorganização das linhas de ônibus para reduzir o tempo de espera dos usuários e a troca da frota de ônibus por veículos mais modernos, com WiFi, ar condicionado e pontos de entrada USB. A candidata também promete equipar os pontos de ônibus com itens de acessibilidade para deficientes, luzes de LED e lixeiras.

A chapa propõe instalar pela cidade estações de compartilhamento de bicicletas, ciclo-anel, ciclovias e ciclofaixas. Também se compromete a implementar o “Programa Municipal de Sinalização Urbana”, com placas em todas as esquinas com as informações sobre a rua. Outra proposta é reestruturar o sistema de estacionamento rotativo, a Zona Azul.

Coronel Adriana (PSL)

Coronel Adriana (PSL) — Foto: Fabrice Desmonts/Câmara de Piracicaba 3 de 11
Coronel Adriana (PSL) — Foto: Fabrice Desmonts/Câmara de Piracicaba

Coronel Adriana (PSL) — Foto: Fabrice Desmonts/Câmara de Piracicaba

Resumo: No plano, a candidata cita duas metas para serem alcançadas sobre o trânsito e transporte: redução de número de mortes no trânsito e da ocupação de leitos hospitalares em razão de acidentados no trânsito; e a melhoria do transporte público. Contudo, o plano não detalha de que forma isso será feito.

Edvaldo Brito (Avante)

Edvaldo Brito, durante convenção do Avante em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/G1 4 de 11
Edvaldo Brito, durante convenção do Avante em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/G1

Edvaldo Brito, durante convenção do Avante em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/G1

Resumo: O plano do candidato é feito em tópicos e seis deles são relacionados à mobilidade urbana. São eles: revisão e/ou quebra de contrato com a empresa de transporte coletivo; transporte alternativo; rever as velocidades das avenidas e dos radares, bem como as localizações; recapeamento/recuperação das vias públicas; acessibilidade nas vias públicas e prédios públicos; e rever a Zona Azul e sistema de multas. Não há detalhes de que forma essas propostas podem ser executadas.

Érica Gorga (Patriota)

Jair Antonio Leite da Silva e Érica Gorga durante convenção do Patriota, em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/ G1 5 de 11
Jair Antonio Leite da Silva e Érica Gorga durante convenção do Patriota, em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/ G1

Jair Antonio Leite da Silva e Érica Gorga durante convenção do Patriota, em Piracicaba — Foto: Rodrigo Pereira/ G1

Resumo: A candidata propõe substituir a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) pela Secretaria Municipal de Mobilidade, com objetivo de abranger os problemas do setor e com foco em pedestres e usuários de formas alternativas de transporte. Também se compromete a tomar medidas para estimular o uso do transporte público, como a revisão tarifária e melhoria das condições dos veículos.

Érica também promete ampliar ciclovias, ciclofaixas e bicicletários para incentivar o uso de meios de transporte não motorizados.

Francys Almeida (PC do B)

Francys Almeida, durante convenção que oficializou sua candidatura a prefeito de Piracicaba — Foto: Reprodução 6 de 11
Francys Almeida, durante convenção que oficializou sua candidatura a prefeito de Piracicaba — Foto: Reprodução

Francys Almeida, durante convenção que oficializou sua candidatura a prefeito de Piracicaba — Foto: Reprodução

Resumo: No plano o candidato cita o rompimento imediato de contrato com a empresa TUPi, que opera o transporte público na cidade, e uma reorganização completa do transporte coletivo. Também propõe viabilizar, por meio de parcerias, o transporte sobre trilhos, ligando os extremos da cidade. A proposta é que o valor da passagem comece em R$ 2 e não passe de R$ 3 até 2023.

Almeida se compromete, ainda, a desenvolver campanhas institucionais para motivar a população a usar a bicicleta como meio de transporte e, paralelamente, a aumentar a quilometragem de ciclovias no perímetro urbano. Também pretende disponibilizar “milhares” de bicicletas pela cidade, em um sistema em que o morador pode pegar a bicicleta em um ponto e entregar em outro.

Luciano Almeida (DEM)

Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, durante convenção que oficializou suas candidaturas, em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ G1 7 de 11
Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, durante convenção que oficializou suas candidaturas, em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ G1

Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, durante convenção que oficializou suas candidaturas, em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ G1

Resumo: O plano de governo propõe revisar o contrato com a empresa de transporte coletivo, principalmente sobre a idade mínima da frota, número de ônibus em circulação, horários de funcionamento, cobertura por região e rotas urbanas e rurais. Também pretende avaliar a possibilidade da implantação de novas formas de transporte, como vans, micro-ônibus e ônibus articulados.

Almeida promete avaliar a possibilidade de implantar ciclovias integradas. Diz que vai elaborar um plano de revisão e colocação de placas de denominação de ruas e avenidas, assim como para placas de sinalização de trânsito e placas de orientação aos motoristas.

Mário Neto (PSB)

Mário Medeiros Neto e Ulisses Lima Gomes durante convenção do PSB — Foto: Caroline Giantomaso/ G1 8 de 11
Mário Medeiros Neto e Ulisses Lima Gomes durante convenção do PSB — Foto: Caroline Giantomaso/ G1

Mário Medeiros Neto e Ulisses Lima Gomes durante convenção do PSB — Foto: Caroline Giantomaso/ G1

Resumo: No plano de governo a chapa propõe “rotas inteligentes” entre os terminais de ônibus, além da ampliação do número de coletivos, para reduzir a lotação. Também promete ter uma certificação de qualidade e higiene dos veículos.

Sobre o transporte não-motorizado, o candidato se compromete a multiplicar as ciclovias pela cidade. Também pretende criar o “Domingo 2 rodas”, com fechamento de parte de avenidas e ruas exclusivamente para bicicletas aos domingos.

Nancy Thame (PV)

Bruno Prata e Nancy Thame durante convenção do Partido Verde em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/G1 9 de 11
Bruno Prata e Nancy Thame durante convenção do Partido Verde em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Bruno Prata e Nancy Thame durante convenção do Partido Verde em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/G1

Resumo: A candidata se propõe a expandir a rede de ciclovias e ciclofaixas, melhorar a qualidade do transporte público e estimular o uso de combustíveis menos poluentes. A chapa também se propõe a aprimorar as condições de viagens a pé, tratando as calçadas e vias de pedestres, eliminando barreiras arquitetônicas e melhorando as travessias de ruas.

Nancy também promete estimular a “intermodalidade” nos deslocamentos, com integração transporte público com o transporte individual e os meios não motorizados.

Professor Adelino (PT)

Adelino Francisco de Oliveira, candidato à Prefeitura de Piracicaba pelo PT — Foto: Reprodução 10 de 11
Adelino Francisco de Oliveira, candidato à Prefeitura de Piracicaba pelo PT — Foto: Reprodução

Adelino Francisco de Oliveira, candidato à Prefeitura de Piracicaba pelo PT — Foto: Reprodução

Resumo: Entre as propostas do plano está o planejamento integrado da infraestrutura viária, mobilidade, acessibilidade e logística da cidade. O candidato também se compromete a avançar na implementação da tarifa social no transporte coletivo, com objetivo de chegar à tarifa zero. Diz, ainda, que vai intensificar as políticas de educação para o trânsito.

Adelino também pretende estudar a implantação de um estacionamento inteligente com vaga por GPS e compartilhamento de modais (carro, bicicleta e patinete). O candidato promete construir uma rede de ciclovias e ciclofaixas a corredores de ônibus.

(Plano não disponível na página do TSE, mas foi fornecido pelo candidato à reportagem)

Zé Pedro (PL)

Candidatura de Zé Pedro foi oficializada durante convenção do PL de Piracicaba — Foto: Fabrice Desmonts/ Câmara de Piracicaba 11 de 11
Candidatura de Zé Pedro foi oficializada durante convenção do PL de Piracicaba — Foto: Fabrice Desmonts/ Câmara de Piracicaba

Candidatura de Zé Pedro foi oficializada durante convenção do PL de Piracicaba — Foto: Fabrice Desmonts/ Câmara de Piracicaba

Resumo: O candidato propõe a reavaliação dos contratos com a empresa de transporte coletivo, com objetivo de reduzir o valor da tarifa, além de contratar ônibus com Wi-Fi e ar condicionado. Também promete aumentar o número de pontos de embarque e desembarque e que todos tenham abrigo contra o sol e chuva.

Zé Pedro também pretende implementar horários alternativos no período noturno, para atender trabalhadores nesses horários. Também sugere o transporte entre os terminais de ônibus por meio de vans que não param no trajeto, apenas nos terminais. O candidato se compromete a elaborar um diagnóstico da acessibilidade e mobilidade urbana para cada região da cidade.

By Tribuna ABC

Veja Também!