/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/d/jSRQLLTLOi4UqFRBUAMw/a-emprestimos.png)
Cresce o número de empréstimos durante a pandemia em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM
Cresce o número de empréstimos durante a pandemia em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM
O número de pessoas pegando dinheiro emprestado no mercado aumentou nos últimos meses em Araçatuba (SP). Os juros mais baixos e as condições melhores do pagamento das parcelas estão fazendo a economia girar, segundo analistas.
A aposentada Sônia Nunes teve uma redução na renda durante o isolamento social. Além da pensão que ganhava por mês, ela contava com bicos que fazia para ganhar um dinheiro extra. Contudo, precisou parar e decidiu fazer um empréstimo.
“Veio em uma hora boa. Eu consegui também pagar meu carro que estava atrasado e fazer a documentação”, afirma.
Um estudo feito pela Fintec mostrou que os brasileiros têm feito mais empréstimos neste ano para cobrir gastos com contas de casa, se comparado com o ano passado.

Procura por empréstimos cresce durante a pandemia de Covid-19
Pessoas que tiveram redução de jornada de trabalho, perda parcial ou total do salário representam metade dos empréstimos. Somente em uma agência de Araçatuba, o pedido de crédito aumentou em 15% desde o início da pandemia.
“Diante de toda a oferta facilitada, nós esperávamos até mais. As taxas de juros estão bastante reduzidas, existe facilidade de pagamento de primeira parcela, prorrogação de prazos e antecipação do saque aniversário de Fundo de Garantia”, diz Márcio Henrique Felício.
Além dos tradicionais bancos, a procura também vem aumentando nas agências financeiras. Em uma franquia de Araçatuba, o crescimento foi de 60%, se a gente comparar com os primeiros três meses deste ano.
“A gente não esperava essa grande procura nessa época. A gente busca muitos indicadores dos anos anteriores. Como os atendimentos não podem ser realizados presencialmente, acabamos digitalizando as vendas”, diz o gerente comercial, Gabriel Andriotti.