Hemonúcleo de Araraquara procura quem já teve Covid-19 para doação de plasma

Plasma é tirado do sangue coletado no hemonúcleo — Foto: Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara 1 de 1
Plasma é tirado do sangue coletado no hemonúcleo — Foto: Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara

Plasma é tirado do sangue coletado no hemonúcleo — Foto: Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara

O Hemonúcleo Regional de Araraquara (SP), que é vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), começa esta semana a coletar plasma sanguíneo de doadores que já foram infectados pelo novo coronavírus e que estão curados.

O material poderá ser destinado, por transfusão, a pacientes que estão enfrentando a doença nos hospitais da cidade da região.

O plasma é a parte líquida do sangue, é nele que ficam armazenados os nossos anticorpos, que fazem a defesa do nosso organismo contra doenças.

Anticorpos

De acordo com a hematologista do Hemonúcleo Regional de Araraquara, Fernanda Garcia Cardoso, quem já contraiu a Covid-19 e se curou, por exemplo, tem anticorpos contra o coronavírus e pode ajudar, com a doação do plasma, o sistema de defesa em quem ainda luta contra a doença.

“A ideia é que neste plasma estejam presentes os anticorpos de quando a pessoa foi contaminada. Para o receptor é interessante porque no tempo que ele ainda não foi capaz de produzir seu próprio anticorpo, oferecemos o que já foi produzido pelo doador”, diz ela,

Normalmente, segundo a médica, um paciente leva alguns dias para produzir seus próprios anticorpos. No entanto, muitos não conseguem e, rapidamente, têm o quadro clínico agravado, chegando ao óbito. A terapia com a plasma pode ser uma saída para a redução da carga viral, ampliando as chances de cura.

O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado estudos que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19. Entre elas, a utilização do plasma sanguíneo.

Podem doar pessoas entre 18 e 55 anos, já contaminadas e curadas. Apenas mulheres que tiveram gestação não podem ser doadoras.

Várias triagens são previstas antes do plasma sanguíneo chegar ao paciente. A primeira é uma entrevista por telefone com médicos do hemonúcleo de Araraquara.

Os agendamentos são feitos pelo telefone (16) 3301-6102.

*Com informações do site A Cidade ON/Araraquara.

CORONAVÍRUS

By Tribuna ABC

Veja Também!