Governo de SP diz que obras da Linha-6 Laranja do Metrô serão retomadas nesta terça com investimento de R$ 15 bilhões

Obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo em foto de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução 1 de 2
Obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo em foto de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução

Obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo em foto de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) que as obras da linha 6- Laranja do Metrô de São Paulo serão retomadas a partir de terça-feira (6) com investimento de R$ 15 bilhões. A construção da linha está parada desde 2016, quando o consórcio responsável alegou que não poderia dar continuidade por falta de dinheiro.

“A previsão de entrega completa para a população é de cinco anos, a partir de amanhã. Os investimentos de R$ 15 bilhões e geração de 9 mil empregos provêm do setor privado, com acompanhamento do governo do estado de São Paulo”, disse o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Em fevereiro, quando anunciou a retomada dos trabalhos até o fim do ano, Doria havia estimado prazo de conclusão de quatro anos. Nesta segunda, no entanto, disse que a entrega será em até cinco anos.

Com 15 km de extensão, a linha deve ligar a Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, à estação São Joaquim, no Centro. Estão previstas conexões com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô, e com a 7-Rubi e a 8-Diamante, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cerca de 630 mil passageiros devem usar a linha diariamente quando estiver concluída.

O consórcio Move São Paulo, que era responsável pela obra, teve a Parceria Público-Privada (PPP) suspensa pelo governo do estado em 2018. Em 2019, a empresa espanhola Acciona assumiu os direitos do consórcio para tocar o empreendimento.

Segundo o governo, a concessão inclui também a aquisição da frota de 22 trens e prevê 19 anos para manutenção e operação da linha.

“As desapropriações já foram todas realizadas, portanto não existem impedimentos do ponto de vista construtivo. E a Acciona, que fez a aquisição do Consórcio Move São Paulo, realizou todas as condições precedentes para que pudéssemos realizar a transferência da concessão. A Acciona desiste de todas as ações judiciais, o que gera uma potencial economia para o estado de R$ 1,3 bilhão, que o estado poderia ser obrigado a custear pelas lides judiciais existentes”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Governo diz que obras da linha 6-Laranja do Metrô vão ser retomadas em até 90 dias

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Trajeto da futura Linha 6 - Laranja — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 2
Trajeto da futura Linha 6 – Laranja — Foto: Reprodução/TV Globo

Trajeto da futura Linha 6 – Laranja — Foto: Reprodução/TV Globo

Linha parada

A promessa de construção da linha 6-Laranja existe há mais de uma década. As obras, no entanto, só tiveram início em 2015. Um ano depois, o consórcio responsável alegou que não poderia dar continuidade por falta de dinheiro. Em dezembro do ano passado, o contrato com o governo caducou.

O secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy disse, à época do anúncio da caducidade, que a interrupção das obras se deu pelo envolvimento de empresas do consórcio na Operação Lava Jato, que desvendou esquema bilionário de lavagem de dinheiro e pagamentos de propina.

“As empresas que estavam comandando o Consórcio Move São Paulo são empresas que sofreram com a Operação Lava Jato. E a falta de capacidade, seja por motivo de avaliação de rating, [seja por motivo de] crédito, que o BNDES durante esse período não conseguiu estabelecer os empréstimos de longo prazo que eram necessários”, afirmou Baldy.

Obras da Linha 6 - Laranja estão paradas há três anos

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By Tribuna ABC

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