OAB do município estima que durante fechamento 9,6 mil pessoas aguardavam por perícia. Agência do INSS de Suzano reabre
A agência do INSS de Suzano reabriu nesta segunda-feira (5), inclusive com a realização das perícias médicas. Durante o tempo em que esteve fechada uma estimativa da OAB de Suzano apontou que 9,6 mil pessoas aguardavam uma perícia.
O eletricista Carlos Alberto Fernandes de Castro é uma das pessoas que aguardavam ansiosamente a retomada das perícias em Suzano. Em setembro de 2014, ele sofreu um acidente grave onde trabalhava. Castro recebeu uma descarga elétrica tão forte que depois de um tempo perdeu a perna esquerda. Desde o acidente, ele está afastado do trabalho, mas faz perícias médicas com frequência para poder receber o auxílio doença.
O eletricista não conseguiu passar pela última perícia, já que a unidade do INSS em Suzano estava fechada por causa da pandemia. “Cortaram desde o mês passado é no dia 6 foi o último pagamento. Já vai fazer um mês que eu estou sem pagamento e nos depende agora só da minha esposa”
Ele precisa do laudo para entregar na empresa e, assim, poder receber o benefício. O dinheiro faz falta para pagar as despesas do tratamento e também da família. “Eu tenho minhas duas filhas e minha esposa que nós depende dessa ajuda do INSS e com toda essa burocracia não estamos conseguindo.”
Eletricista Carlos Alberto precisa de perícia para receber benefício
Reprodução/ TV Diário
Zilma Dias Candido, que também é moradora de Suzano, é outro exemplo de beneficiária prejudicada pela falta de perícia. Ela teve um câncer no rosto em 2018 e depois disso ficou com a saúde debilitada.
Com a imunidade baixa, Zilma não consegue trabalhar durante a pandemia e precisa do benefício para custear o tratamento médico. “Como eu estou sem trabalho, eu tenho uma filha de 10 anos. Aí tem mês que eu tiro de uma conta para pagar a medicação. No momento eu estou só com o auxílio e o Bolsa Família. Eu só saio para ir na farmácia, hospitais e mercado. Eu não saio para não ter muito contato.”
A vice-presidente da OAB de Suzano Maria Aparecida Xavier afirma que a reabertura da agência do INSS na cidade vai evitar o deslocamento do segurado em busca de perícia. “A OAB junto com comissão de direito previdenciário enviou e-mail e ofícios para o INSS cobrando essa reabertura, para um melhor atendimento do segurado.”
Maria Aparecida lembra que durante o fechamento das agências do INSS quem ficou sem perícia recebeu uma antecipação. “Mas essa antecipação era no valor de um salário mínimo até a realização da perícia. O problema é que tem segurado que recebe de auxílio em um valor acima disso, enquanto não realiza a perícia é esse valor que recebe. E coloca ele em dificuldades porque o padrão de vida dele é maior que um salário mínimo.”
O INSS informou que enquanto as unidades estiveram fechadas, os segurados que precisavam passar por perícia médica puderam solicitar a antecipação de um salário mínimo do auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.
Agência do INSS de Suzano reabre, inclusive, para perícias
