
Aulas presenciais no estado de SP podem voltar a partir desta quarta-feira (7)
A volta às aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19 na rede municipal de educação de Ribeirão Preto (SP) é reprovada por 80% dos pais, aponta resultado parcial da consulta pública divulgado nesta terça-feira (6) pelo secretário Felipe Elias Miguel. O questionário está disponível aos pais dos alunos no site da Prefeitura.
Suspensas desde março como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, as atividades escolares devem continuar sendo feitas de forma remota ao menos até o dia 18 de outubro.
No entanto, segundo Elias Miguel, a decisão definitiva do retorno às salas de aula sairá na sexta-feira (9), em decreto publicado no Diário Oficial do Município pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
É nesta data que Ribeirão Preto completa 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, o que possibilita a retomada em caso de manutenção ou avanço de etapa no mapa de flexibilização estadual.
A atualização do governo paulista está marcada para às 12h45, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/n/3/E90pSxRV2vh6SujTNAPg/secretario-felipe-miguel.jpg)
O secretário de Educação de Ribeirão Preto, SP, Felipe Elias Miguel — Foto: Reprodução/EPTV
O secretário de Educação de Ribeirão Preto, SP, Felipe Elias Miguel — Foto: Reprodução/EPTV
Escola estadual
Segundo o secretário, até sexta-feira não há previsão de retorno das aulas presenciais para os estudantes do estado, mesmo com a liberação do governador João Dória (PSDB) a partir de quarta-feira (7) para estudantes do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que os municípios têm autonomia para determinar a volta.
“Os alunos da rede estadual devem cumprir um decreto municipal. Embora o Plano São Paulo possibilite, em outras regiões do estado, a partir do dia 7, Ribeirão não entra nesta conta. Na próxima sexta-feira nós vamos decidir como vai ser”, explica.
Caso seja autorizada pela Prefeitura, a tendência é de que os alunos do ensino médio e o EJA, da rede estadual, retornem às atividades presenciais na terça-feira (13). O ensino fundamental, segundo o estado, só retorna em 3 de novembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/t/I/AOYqyJTe6rxC9Dv2Yh3w/capturar4.png)
Escolas estão vazias por conta da pandemia de coronavírus em Ribeirão Preto — Foto: EPTV/Reprodução
Escolas estão vazias por conta da pandemia de coronavírus em Ribeirão Preto — Foto: EPTV/Reprodução
Rede particular
Ainda de acordo com Elias Miguel, também na terça-feira, dependendo do decreto municipal de sexta-feira, as escolas particulares ficam autorizadas a retomarem as atividades de forma presencial.
O retorno estava previsto para o dia 21 de setembro, mas uma decisão da Justiça suspendeu a reabertura em Ribeirão Preto após pedido do Ministério Público, que alegou que a Prefeitura não respeitou o prazo estabelecido pelo Plano São Paulo de permanência de 28 dias na fase amarela para a retomada das atividades na educação.
Na época, mesmo rebaixado pelo governo à fase laranja junto com outros municípios da região em 4 de setembro, Ribeirão Preto seguiu na etapa amarela e passou a contabilizar os dias de permanência na etapa sem considerar a reclassificação do estado.
No dia 11, em novo anúncio do Plano SP, o governo reclassificou a região para a fase amarela e zerou a contagem dos dias, mas a Prefeitura alegou que a cidade foi mantida e elaborou o decreto de retomada das aulas. Para a Justiça, o decreto municipal está em desacordo com as determinações estaduais.
À EPTV, afiliada da TV Globo, o diretor regional do Sindicato das Escolas Particulares, João Alberto de Andrade Velloso, informou que as instituições vão aguardar a definição por parte do executivo e, enquanto isso, seguem com as aulas on-line.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/b/E/PboOUuTcmW4NRBxfMHEw/capturar4.png)
Escolas fecharam as portas na tentativa de frear o avanço do coronavírus em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV
Escolas fecharam as portas na tentativa de frear o avanço do coronavírus em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV