Polícia investiga queimada que atingiu região do antigo Instituto Penal Agrícola em Rio Preto

Queimada na área do antigo IPA em Rio Preto nesta terça-feira (6) — Foto: Reprodução/TV TEM 1 de 1
Queimada na área do antigo IPA em Rio Preto nesta terça-feira (6) — Foto: Reprodução/TV TEM

Queimada na área do antigo IPA em Rio Preto nesta terça-feira (6) — Foto: Reprodução/TV TEM

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da queimada que atingiu a área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) de São José do Rio Preto (SP)

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que um carro atravessou uma área restrita 14 minutos antes de as chamas começarem e se propagarem com muita intensidade (veja abaixo).

Polícia investiga queimada que atingiu região do antigo Instituto Penal Agrícola

Polícia investiga queimada que atingiu região do antigo Instituto Penal Agrícola

As imagens foram entregues para a Polícia Civil de Rio Preto. Um inquérito foi instaurado para a corporação descobrir se o motorista parou o veículo e ateou fogo na vegetação.

Na noite de segunda-feira (5), o combate às chamas foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil e caminhões-pipas do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae).

O incêndio foi controlado por volta das 23h, mas voltou a atingir a região na manhã desta segunda-feira (6). Equipes trabalharam novamente e conseguiram controlá-lo.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 400 mil metros de área verde foram consumidos pelas chamas nos dois dias. Não houve registro de feridos.

Outro incêndio

No último dia 9 de setembro, uma queimada de grandes proporções também atingiu outra área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).

Equipes trabalharam ininterruptamente e conseguiram controlá-las somente na noite do dia 12 do mesmo mês.

Segundo a Polícia Ambiental, o fogo consumiu 93% dos 168,9 hectares da Estação Ecológica e 73% dos 277 hectares da Floresta do Noroeste Paulista.

O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio, que é considerado a maior dos últimos anos por ter consumido 691,80 hectares de vegetação.

Animais foram flagrados fugindo das chamas. Um jabuti foi resgatado por uma equipe da TV TEM.

Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba

By Tribuna ABC

Veja Também!