/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/Y/AIAEyHRwa5ThPZ6yKs2Q/bertioga.jpg)
Bertioga, SP, tem 800 demissões a mais que contratações em 2020 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Bertioga, SP, tem 800 demissões a mais que contratações em 2020 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga
A crise provocada pela pandemia de Covid-19 acertou em cheio os postos de emprego formal em Bertioga, no litoral paulista, este ano. Com média de 11 mil trabalhadores com carteira assinada em 2,6 mil estabelecimentos comerciais, a cidade somou, este ano, 2.879 demissões – o equivalente a 26% dos profissionais que começaram o ano empregados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O pico de demissões ocorreu em março, no início da quarentena, com 24% das vagas cortadas. Segundo o Caged, a maior parte já foi preenchida novamente, com cerca de 2 mil admissões. A preocupação, no entanto, é que as 800 oportunidades ainda em aberto não sejam ocupadas até o fim do ano e acabem se extinguindo, um desafio para a próxima gestão.
Em busca de recolocação, o universitário Clayton Wallace Candido, de 26 anos, está disparando currículos por cargos de auxiliar administrativo, atendente e ajudante geral em Bertioga.
Desempregado há quatro meses, ele compara a dificuldade de trabalhar na cidade litorânea em relação à Capital, onde morava. “Em São Paulo, mesmo na crise, algumas empresas estavam contratando. Mudei com minha esposa por motivos de saúde, mas aqui tem sido difícil qualquer chance, até de me apresentar aos avaliadores”.
Apesar da pandemia, o jovem começa a considerar o mercado do turismo. “Este ano, não deve ter tanta gente vindo de férias. Ainda assim, o turismo sempre tem rotatividade. Quem sabe, eu me encaixo”.
Suporte ao trabalhador
A Prefeitura de Bertioga informou que mantém parcerias com o Serviço Social da Indústria (SESI) para ofertar cursos de capacitação nas áreas de atendimento ao cliente, auxiliar de cozinha e culinária gourmet, com total de 210 vagas. Já quem busca aprimorar suas habilidades de microempreendedor pode procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gratuitamente.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade também está ativo e, no ano passado, disponibilizou 165 vagas, das quais 150 foram preenchidas. O endereço é Avenida Anchieta, 392, Centro.
Eleições 2020
O G1 Santos está produzindo, diariamente, reportagens especiais sobre as eleições 2020. Além de entrevistas exclusivas, levantamento de dados e serviço, os internautas podem acompanhar matérias de assuntos de interesse público e que preocupam bastante a população dos nove municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Para acompanhar toda a cobertura, basta acessar a página especial.