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Trânsito em área comercial de Piracicaba — Foto: Ronaldo de Oliveira/ EPTV
Trânsito em área comercial de Piracicaba — Foto: Ronaldo de Oliveira/ EPTV
O número de vítimas fatais de acidentes de trânsito voltou a crescer na região de Piracicaba (SP) em julho, conforme dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). De acordo com um especialista, a queda a partir de março e o crescimento em julho foram reflexo do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.
Só no mês de julho, o número de mortes por acidentes passou de 14, em 2019, para 16, em 2020. É o primeiro mês que teve mais vítimas neste ano em relação ao ano passado, desde o início da pandemia. Mesmo assim, no acumulado do ano o número de vítimas de acidentes caiu 6,6% em 2020. Veja na tabela.
Mortes por acidentes de trânsito
Cidade | Julho/2019 | Julho/2020 | Janeiro-julho/2019 | Janeiro-julho/2020 |
Águas de São Pedro | Sem informação | Sem informação | Sem informação | Sem informação |
Capivari | 2 | 2 | 5 | 6 |
Charqueada | 0 | 0 | 2 | 1 |
Cordeirópolis | 2 | 0 | 4 | 3 |
Cosmópolis | 1 | 2 | 3 | 3 |
Elias Fausto | 0 | 0 | 0 | 0 |
Engenheiro Coelho | 0 | 0 | 1 | 0 |
Ipeúna | 0 | 1 | 1 | 2 |
Iracemápolis | 0 | 0 | 0 | 0 |
Limeira | 3 | 3 | 25 | 22 |
Mombuca | 0 | 1 | 0 | 2 |
Nova Odessa | 0 | 1 | 0 | 2 |
Piracicaba | 4 | 4 | 30 | 23 |
Rafard | 0 | 0 | 0 | 1 |
Rio das Pedras | 0 | 0 | 3 | 1 |
Saltinho | Sem informação | Sem informação | Sem informação | Sem informação |
Santa Bárbara d’Oeste | 2 | 2 | 15 | 17 |
São Pedro | 0 | 0 | 1 | 1 |
Total da região | 14 | 16 | 90 | 84 |
De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Creso de Franco Peixoto, a explicação pode estar na redução da frota circulante de veículos desde março até os meses de maio e junho, por conta da pandemia.
“A flexibilização gerou um status, uma sensação, que o perigo diminuiu. Ao fazer a população sentir que o risco de contrair o vírus diminuiu, há uma tendência de novamente gerar o tráfego como era no passado ou praticamente”, explicou.
Segundo ele, a variação nos números fica clara em função do tráfego. “Portanto não deve ter tido uma mudança no comportamento do motorista, que é isso que se busca mundialmente para redução desses índices.”
“Aumentou o volume de tráfego e aí a proporcionalidade volta como no ano anterior.”
Sobre as cidades em que os números já são, normalmente, bem reduzidos, Peixoto explicou que há influência sobre a questão randômica. Ou seja, os números oscilam de forma natural, não necessariamente por conta da pandemia.
Perfil das vítimas
Em julho, das 16 vítimas de acidentes de trânsito na região, sete foram de motocicleta, quatro de caminhão, dois de carro e três eram pedestres. Entre eles, 14 eram homens, uma era mulher e uma das vítimas não teve o sexo divulgado.
Metade das vítimas foram em acidentes do tipo colisão. Quatro foram de choque, três de atropelamento e um não foi informado.