Uma cidade resolveu ampliar o funcionamento de atividades econômicas, enquanto a outra decidiu interromper os serviços por mais um tempo. Duas cidades do Oeste Paulista têm adotado posturas diferentes com relação a flexibilização do comércio durante a nova quarentena decretada no Estado de São Paulo. Adamantina resolveu ampliar as atividades econômicas, enquanto Indiana decidiu fechar o comércio por mais um tempo.
Veja como as medidas da flexibilização da quarentena anunciadas pelo governo do Estado afetam a região de Presidente Prudente
Câmara de Adamantina aprova projeto para flexibilização do comércio
Adamantina
Para tentar reabrir os serviços considerados não essenciais, a Prefeitura de Adamantina enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei pedindo a flexibilização. A cidade ficou com mais restrições na classificação do Plano SP, feito pelo governo do Estado.
O texto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em uma sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (4).
Sobre essa decisão, o governo do Estado informou que os decretos e ações dos municípios precisam observar a classificação dada pelo Plano São Paulo, que foi baseada no panorama de evolução da doença e na capacidade de atendimento da saúde pública em cada região. O não cumprimento autoriza o Estado e o Ministério Público a entrarem com ações para suspensão destes decretos.
Em caso de comprovação de alguma situação que comprometa o controle da doença, a autoridade municipal pode até sofrer ações por improbidade administrativa.
Já o Ministério Público, informou que vai aguardar a sanção do prefeito, e assim, poderá tomar dois caminhos: encaminhar uma representação ao procurador-geral de Justiça do Estado, ou mesmo ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) para o cumprimento do decreto estadual, dependendo da situação epidemiológica da cidade.
O boletim oficial divulgado pela Prefeitura de Adamantina nesta quinta-feira indica 41 casos confirmados do novo coronavírus, 33 casos curados e 109 negativos. Até o momento, foram realizadas 153 notificações e três exames aguardam resultados. A cidade segue com três óbitos confirmados.
Indiana emite decreto para fechar o comércio
Indiana
Já Indiana, iniciou a reabertura do comércio na última segunda-feira (1º), mas a Prefeitura emitiu um novo decreto nesta quinta-feira (4) para interromper as atividades econômicas por mais 15 dias após os casos de Covid-19 aumentarem na cidade.
As restrições começam a valer nesta sexta-feira (5).
O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira aponta que Indiana tem 18 casos confirmados do novo coronavírus, 29 descartados, um paciente hospitalizado e nove curados. A cidade tem 47 notificações da doença.
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.
Adamantina e Indiana adotam posturas distintas quanto ao funcionamento do comércio
