1 de 3Santa Casa de Araraquara — Foto: Paulo Chiari/EPTV
Santa Casa de Araraquara — Foto: Paulo Chiari/EPTV
A Santa Casa de Araraquara (SP) afastou 12 estudantes do curso de medicina da Universidade de Araraquara (Uniara), que realizam estágio no hospital, após 10 testarem positivo para Covid-19.
Segundo o assessor jurídico da universidade, Fernando Passos, estudantes do 5º e 6º anos teriam participado de uma festa de aniversário em uma república há dez dias, com cerca de 15 pessoas.
A assessoria da Santa Casa não soube informar sobre a situação dos outros 2 estudantes afastados.
Araraquara tem 4.263 registros da doença, sendo 46 mortes.
Os primeiros exames positivados foram feitos na última quinta-feira (24) em dois alunos. Com o resultado, a coordenação do curso de medicina e o hospital decidiram pelo afastamento dos estagiários positivados e dos demais estudantes que também estiveram na festa, além daqueles que moram juntos.
De acordo com a o assessor da Santa Casa, não foi instaurada nenhuma medida disciplinar, pois se tratava de uma confraternização entre alunos que já vivem em repúblicas. Entretanto, não descartou abertura de inquérito mais adiante para apurar possíveis desvios.
2 de 3Testes para Covid-19 — Foto: Foto: Ascom divulgação
Testes para Covid-19 — Foto: Foto: Ascom divulgação
Contaminação
Em nota, a Santa Casa de Araraquara informou que foi realizada uma busca ativa para identificar os internos que participaram da festa.
Estes foram suspensos de suas atividades no hospital e, todos aqueles com quem tiveram contato, foram acompanhados para checar se havia transmissão da doença. Disse ainda que nenhum paciente ou funcionário em contato com os internos foi infectado.
Já a secretária de Saúde, Eliana Honain, afirmou que todos os alunos são testados pela prefeitura frequentemente e, em casos positivados, são afastados.
*Com informações do ACidade ON Araraquara.
3 de 3Infográfico mostra as formas de transmissão da Covid-19 — Foto: G1
Infográfico mostra as formas de transmissão da Covid-19 — Foto: G1
