A Passarela Pênsil, um dos “cartões postais” de Piracicaba (SP), foi reaberta ao público nesta sexta-feira (2). A passagem estava interditada para serviços de manutenção desde o final de agosto, mas os serviços ainda não foram concluídos, já que a pintura da ponte se encontrava “pela metade” na manhã desta sexta.
A obra começou no final de agosto, e segundo a prefeitura, pelo menos 150 tábuas de madeira tratada foram trocadas, além de parafusos. As tábuas, que ficavam na parte de cima, foram as mais castigadas pelo sol e pela chuva, e por isso precisaram ser substituídas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/6/D/X4UThYQAKqMabgZbAcBw/passarela-pensil-1.jpg)
Passarela Pênsil foi reaberta ao público com a pintura pela metade em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Passarela Pênsil foi reaberta ao público com a pintura pela metade em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Apesar da manutenção, a pintura pela metade chamava a atenção nesta manhã.
A prefeitura disse que a reforma completa foi feita em 2014, e que neste período, foi preciso somente a troca das pranchas de madeira.
Sobre a pintura inacabada, a prefeitura disse que o serviço não estava previsto, mas que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) fez com mão de obra própria a pintura onde foi possível.

Tábuas da Passarela Pênsil em Piracicaba foram trocadas durante manutenção — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Tábuas da Passarela Pênsil em Piracicaba foram trocadas durante manutenção — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
As partes altas precisam de mão de obra especializada, que ainda será contratada. Sobre o prazo, a prefeitura disse que “o mais rápido possível”, mas não informou uma data.
Sobre a ponte
A Passarela Pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 103 metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. A estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento.
A ponte é considerada uma obra de arte da engenharia. O projeto inicial, com esse formato da passagem, foi inspirado no modelo de duas famosas pontes norte-americanas: a Brooklin Bridge, de Nova York, e a Golden Gate, de São Francisco.