1 de 1Educação descarta retorno das aulas no dia 8 em Araraquara — Foto: A Cidade ON Araraquara
Educação descarta retorno das aulas no dia 8 em Araraquara — Foto: A Cidade ON Araraquara
A rede municipal de ensino de Araraquara (SP) não seguirá as definições do Estado de São Paulo para a retomada das atividades escolares presenciais na próxima terça-feira (8).
A confirmação foi feita pela secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, em entrevista à CBN Araraquara nesta sexta-feira (4).
A data foi divulgada nesta semana pelo governo estadual para a volta controlada das aulas no território paulista. Na edição do Diário Oficial do dia 1º de setembro, o governo publicou diretrizes para o reinício da rede pública e privada de ensino.
O retorno é válido apenas para atividades não curriculares em cidades com pelo menos 28 dias a fase amarela do Plano São Paulo de Flexibilização da quarentena.
Araraquara se encaixa nesses critérios, porém a secretária municipal de Educação garante que a volta às aulas na rede municipal, na semana que vem, não ocorrerá. As decisões do estado, segundo Clélia, integram as discussões do Comitê Municipal do Coronavírus, mas ainda não é o momento.
“Ainda estamos construindo as medidas e os protocolos para o retorno, mas isso não ocorrerá agora”, disse ela.
Comitê intersetorial
Diferentemente de outros municípios da região, que já definiram que as aulas não retomarão em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara optou por formar um comitê intersetorial para a discussão de protocolos de segurança contra a Covid-19 no ambiente escolar.
As deliberações desse comitê contribuirão, segundo o governo, para que a volta às aulas na rede municipal seja segura quando houver a definição. A secretária defendeu que qualquer posicionamento sobre a volta às aulas deve ser discutido em conjunto.
“É importante reunir os coletivos do sistema de educação para que juntos podemos construir as medidas seguras. A escuta deve ser de todas que estão envolvidos na educação”, disse a secretária.
Clélia reforçou que a decisão da volta às aulas caberá, exclusivamente, ao Comitê que gerencia a pandemia em Araraquara. Não será uma decisão da Secretaria Municipal de Educação.
São Carlos e Santa Lúcia anunciaram no mês passado que não retomarão as aulas presenciais este ano.
Aulas no estado
Na rede estadual as atividades presenciais nas instituições de ensino estão liberadas apenas para reforço, recuperação da aprendizagem, acolhimento emocional, orientação de estudos, plantão de dúvidas, atividades esportivas e culturais e utilização de laboratório de informática.
*Com informações do site A Cidade ON/Araraquara
