/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/G/x/NuBIEoRnO7jT0rNY2C2w/whatsapp-image-2020-10-10-at-15.12.41.jpeg)
Praia de Pitangueiras ficou lotada neste sábado (10) — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Praia de Pitangueiras ficou lotada neste sábado (10) — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Banhistas lotaram as praias de Guarujá, no litoral de São Paulo, neste sábado (10), primeiro dia de feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta segunda-feira (12). Imagens obtidas pelo G1 mostram centenas de banhistas e moradores na praia de Pitangueiras, e pessoas desrespeitando o uso da máscara e o decreto que proíbe uso de guarda-sóis e cadeiras.
As praias lotaram um dias após o avanço da Baixada Santista para a fase verde no Plano São Paulo, plano estadual de combate ao novo coronavírus. A maior flexibilização tem motivado a ida de turistas para praias da região. Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 148 mil veículos já passaram pelo sistema em direção ao litoral.
O dia ensolarado atraiu banhistas e turistas na praia de Pitangueiras. Nas imagens é possível observar banhistas utilizando guarda-sóis e cadeiras, o que é proibido segundo o decreto municipal. Além disso, há diversas pessoas desrespeitando o uso de máscaras, que permanece obrigatório.

Banhistas desrespeitaram decreto que proíbe guarda-sóis e cadeiras — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Banhistas desrespeitaram decreto que proíbe guarda-sóis e cadeiras — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, é permitida somente a prática de esportes que não envolvam contato físico no calçadão, faixa de areia e no mar. Eles reforçam que atividades que possam causar aglomerações segue vedada, como a prática de colocar cangas, guarda-sóis e outros objetos na faixa de areia.
Ainda segundo a prefeitura, foi preparada uma série de ações para orientar e acolher turistas por meio da ‘Operação Padroeira’. Esta ação começou na tarde de sexta-feira (9) e vai até segunda-feira (12). Ela contará com cerca de 300 profissionais municipais, entre Guarda Civil Municipal (GCM), Saúde, Turismo e fiscais, com foco em praias e demais áreas preferidas pelos visitantes.
A prefeitura reforça que atuará para coibir possíveis abusos em relação aos decretos vigentes, em especial os que tratam da obrigatoriedade do uso de máscaras, os cuidados com a higiene nos estabelecimentos comerciais e o distanciamento social recomendado e demais medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.

Turistas e banhistas aproveitaram sábado ensolarado — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
Turistas e banhistas aproveitaram sábado ensolarado — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
As praias ficaram cheias uma semana depois da Baixada Santista ultrapassar 56 mil casos confirmados da Covid-19. Nesta sexta-feira (26), a região somava 56.249 confirmações e 2.051 óbitos. Guarujá é a segunda cidade com maior número de casos, com 8.438 confirmações e 392 mortes.