Bauru vai mapear perfil de moradores que já foram infectados pelo coronavírus

Bauru faz pesquisa para 'mapear' perfil de moradores já infectados pelo coronavírus

Bauru faz pesquisa para ‘mapear’ perfil de moradores já infectados pelo coronavírus

A prefeitura de Bauru (SP) iniciou nesta sexta-feira (4) uma pesquisa científica sobre a repercussão da infecção pelo novo coronavírus em pacientes testados como positivo na cidade.

A pesquisa tem como objetivo compreender a repercussão da infecção pelo coronavírus na cidade de Bauru, onde serão avaliadas variáveis como sexo, idade e se a pessoa cumpriu o isolamento.

Caso não tenha cumprido o isolamento, a pesquisa tentará saber qual o motivo da negativa, que podem incluir fatores culturais, religiosos, ou até mesmo pela simples descrença na letalidade da doença.

As pessoas testadas positivo para Covid-19 serão contatadas via SMS, Whatsapp ou ligação telefônica. As mensagens por escrito terão uma mensagem de convite para a participação na pesquisa, que será feita através do acesso a um link.

Para Ezequiel Santos, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, participação é importante para definição das estratégias de combate à doença — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação 1 de 1
Para Ezequiel Santos, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, participação é importante para definição das estratégias de combate à doença — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

Para Ezequiel Santos, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, participação é importante para definição das estratégias de combate à doença — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

As mensagens e ligações telefônicas ficarão sob responsabilidade da empresa parceira, que usará apenas o número de telefone e o primeiro nome das pessoas do banco de dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica. A medida visa preservar o sigilo dos entrevistados.

O coordenador da pesquisa, Ezequiel Santos, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, enfatiza que a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde incentivam a participação de todos como forma de construir um perfil do comportamento das pessoas em relação à doença e para o aprimoramento das ações de vigilância e controle.

Até o final da tarde desta sexta-feira (4), pelo menos 140 pessoas que testaram positivo para coronavírus já haviam participado da pesquisa.

Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília

By Tribuna ABC

Veja Também!