
Brotas espera receber 10 mil turistas no feriado
Na fase amarela do Plano São Paulo, Brotas (SP) recebeu cerca de 10 mil turistas neste feriado prolongado da Independência do Brasil. O município está com quase 100% de ocupação, com hotéis, pousadas e ruas bastante movimentadas.
A cidade tem 162 casos de Covid-19, sendo 2 mortes.
Protocolo sanitário
Segundo o secretário de Turismo, Fábio Pontes, os estabelecimentos seguem um protocolo sanitário do governo estadual. “Eles têm a questão do distanciamento, a questão do café da manhã também é diferenciado, não pode se servir, tem que ter uma pessoa servindo, tem vários protocolos sendo utilizados, uso de máscara.”
Pontes destacou que um dos principais motivos para os turistas procurarem Brotas é a questão das áreas grandes, que facilitam o distanciamento social.

Rafting é uma das atrações mais procuradas em Brotas — Foto: Gabriela Martins/G1
Rafting é uma das atrações mais procuradas em Brotas — Foto: Gabriela Martins/G1
“Esse novo normal que nós falamos, o turismo, o ecoturismo vai se sobressair, por causa disso, as pessoas querem lugares amplos, lugares abertos, com muita natureza, ar puro e Brotas tem muito isso”, ressaltou o secretário.
Atividades de lazer
Ainda de acordo com Pontes, todas as cachoeiras e atividades de aventura estão liberadas no município. “Algumas atividades de aventura como o rafting eles estão com 70% da capacidade, principalmente, por causa do bote e também do transporte dos visitantes.”
“Primeiro, a gente está preservando a questão da saúde do guia, então tem que ter o distanciamento do guia, então o bote que iriam sete pessoas agora vão quatro, se for da mesma família podem ir seis, mas tem essa redução da capacidade”, disse o secretário.
O secretário disse que a quantidade de turistas visitantes superou a expectativa. “A gente não esperava esse número de 10 mil pessoas, sabíamos que o feriado ia ser com bastante movimento.”