1 de 1Crianças recebem vacina contra poliomelite e sarampo, em Palmas — Foto: Antônio Gonçalves/Divulgação
Crianças recebem vacina contra poliomelite e sarampo, em Palmas — Foto: Antônio Gonçalves/Divulgação
Mogi das Cruzes começa a Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação nesta segunda-feira (5). O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos e também reforçar a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.
Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral). A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% para contribuir com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje ainda há circulação no Afeganistão e Paquistão.
Simultaneamente, a Campanha de Multivacinação será focada na atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nesta faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, com carteira de vacinação, para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.
No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças:
- BCG (tuberculose);
- rotavírus (diarreia);
- poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil);
- pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
- pneumocócica;
- meningocócica;
- DTP;
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
- febre amarela;
- varicela;
- hepatite A.
Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
O Dia de Mobilização Nacional ou “Dia D” será 17 de outubro, com 19 postos abertos no sábado, das 8h às 16h, nos seguintes postos:
- Ponte Grande;
- Nova Jundiapeba;
- Vila Suíssa;
- Jardim Camila;
- Jardim Universo;
- Alto Ipiranga;
- Jardim Aeroporto/Santos Dumont;
- Jardim Planalto;
- Jardim Margarida;
- Jardim Aeroporto III;
- Jardim Nove de Julho;
- Conjunto Novo Horizonte;
- Jardim Piatã;
- Chácara Guanabara;
- Cocuera;
- Quatinga;
- Taboão/Lambari;
- Conjunto Toyama;
- Jardim Layr.
