Cidades da Baixada Santista autorizam abertura de comércios por oito horas a partir desta segunda

Comércio volta a abrir as portas em São Vicente — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal 1 de 1
Comércio volta a abrir as portas em São Vicente — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Comércio volta a abrir as portas em São Vicente — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

As prefeituras de São Vicente e Bertioga, no litoral de São Paulo, divulgaram as novas regras para o funcionamento de estabelecimentos e atividades econômicas. A partir desta segunda-feira (24), fica autorizada a abertura por oito horas, segundo atualização do Plano São Paulo, do Governo do Estado. A Baixada Santista segue na fase amarela.

Em suas redes sociais, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (PMDB), anunciou a novidade e informou que a população deve continuar usando máscara de proteção, mantendo o distanciamento social e higienizando sempre as mãos. “É uma notícia boa, porque estamos conseguindo avançar na liberação de forma segura”.

Novos horários:

  • Comércio de rua: de segunda a sábado, das 10h às 18h.
  • Restaurantes: de segunda a domingo, das 12h às 16h e das 18h30 às 22h30.
  • Bares: de segunda a domingo, das 16h às 00h.
  • Quiosques da orla da praia: de segunda a domingo, das 12h às 20h.
  • Estabelecimentos da Biquinha: de segunda a domingo, das 16h às 00h.
  • Salões de beleza e barbearias: de segunda a sábado, das 10h às 18h.
  • Academias de esportes e centros de ginástica: de segunda a sexta, das 6h às 9h e das 16h às 21h, e aos sábados, das 7h às 15h (atividades individuais).
  • Shopping: de segunda a domingo, das 12h às 20h.
  • Camelódromo: de segunda a sábado, das 11h às 19h.
  • Ambulantes (incluindo os da orla da praia): de segunda a sábado, das 10h às 18h.

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB) também divulgou as informações da flexibilização pelas suas redes sociais. De acordo com ele, a nova medida vale para comércio, serviços, meios de hospedagem e academias de natação e hidroginástica. “Importante lembrar que ainda estamos em meio a uma pandemia e não é hora de relaxar. O uso de máscaras segue obrigatórios, álcool gel ou água e sabão para desinfectar as mãos continua necessário e todos devem evitar aglomerações”.

Novidades:

  • Comércios, serviços, escritórios e imobiliárias: das 10h às 18h, respeitando a taxa de ocupação máxima de 60%.
  • Shopping, galerias e similares: lojas podem funcionar das 10h às 18h, com no máximo dois clientes por um colaborador. A Praça de Alimentação pode funcionar das 14h às 22h, e delivery ou retirada a partir das 10h. Ocupação máxima de 60%.
  • Comércio ambulante: das 10h às 18h.
  • Hotéis, pousadas e similares: taxa de ocupação máxima passa de 40 para 60%.

Academias de natação/hidroginástica:

  • Podem funcionar com máximo de 40% da ocupação.
  • Distanciamento mínimo de 1,5m entre alunos.
  • Ambientes devem ser mantidos ventilados.
  • Superfícies tocadas por muitas pessoas devem ser higienizadas a cada turno.
  • Deverá ser feita total desinfecção ao término das aulas.
  • Bebedouro está proibido.
  • Banheiros devem ser higienizados a cada 3 horas.
  • O uso de máscaras é obrigatório, exceto dentro da piscina.
  • Espaços comuns devem ficar fechados.
  • Lixos devem ser removidos, no mínimo, três vezes ao dia.
  • Alunos portadores de comorbidades respiratórias precisam ter aulas de forma individualizada.
  • Alunos e professores com sintomas não devem comparecer.
  • Para retomar as atividades presenciais, os proprietários devem enviar um e-mail para [email protected] e apresentar o plano de retomada.
By Tribuna ABC

Veja Também!