
Pandemia do novo coronavírus altera forma de celebração à Nossa Senhora Aparecida
O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado nesta segunda-feira (12) com celebrações em várias paróquias do Alto Tietê, mas a pandemia do novo coronavírus fez padres e devotos mudarem a forma de agradecimento à padroeira do Brasil.
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Poá, resolveu abrir as portas para os fiéis. “Muito forte. Eu tenho recebido muitas graças Dela. Então para mim é muita benção, muitas vitórias”, afirma a dona de casa Vitória Tomé.
Mas para acompanhar a missa foi preciso seguir algumas regras. Na entrada, controle de pessoas, marcações no chão e nos bancos indicavam onde o devoto podia ou não estar. Apenas pessoas da mesma família podiam ficar mais próximas.
O álcool em gel não só estava espalhado pela igreja como também passou a ser distribuído antes de cada ato religioso. “Primeiramente a gente abriu a igreja, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, distanciamento e uso constante de gel, limpeza, manutenção e organização. Não só da chegada dos devotos de Nossa Senhora, mas de todos aqueles que aqui se encontram na igreja. Hoje é um dia muito especial e importante. Por isso, abrimos a igreja para comemorar e celebrar o dia de Nossa Senhora”, explica o padre Wanderlei Malachias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/o/u8JtMIR9yYavspyWkdHQ/missa-padroeira-g1-4.jpg)
Devotos celebraram Nossa Senhora Aparecida em paróquia de Poá — Foto: Reprodução/ TV Diário
Devotos celebraram Nossa Senhora Aparecida em paróquia de Poá — Foto: Reprodução/ TV Diário
Na primeira missa do dia, cerca de 70 fiéis participaram. Pela manhã, as celebrações foram destinadas mais aos idosos e às pessoas que estão ficando sem sair muito de casa. Apenas alguns minutos perto da santa fazem a gratidão ganhar ainda mais força .
“Nossa Senhora Aparecida já fez muitos milagres na minha vida e na vida da minha família”, conta o empresário Francisco de Assis Carvalho.
O bolo de Nossa Senhora, que tradicionalmente tomava parte da calçada da paróquia, este ano foi parar em 500 potinhos, separados e higienizados. No fim da missa, cada devoto levou um pedaço abençoado para casa.
A procissão foi suspensa este ano por causa da pandemia. Mas a imagem de Nossa Senhora Aparecida será levada em carreata pelas ruas da cidade.
Durante a tarde também tem carreata às 16h, pelas ruas de Mogi das Cruzes e, às 18h, tem missa na Catedral de Sant´Anna, mas por causa da pandemia será permitida a entrada de apenas 200 pessoas na igreja.
A missa também pode ser acompanhada pelas redes sociais da Catedral. Para mais informações sobre a programação do dia de Nossa Senhora nas paróquias do Alto Tietê é só acessar o site da Diocese de Mogi das Cruzes.