1 de 2Represa de Itupararanga em Sorocaba (SP) — Foto: Anderson Cerejo/TV TEM
Represa de Itupararanga em Sorocaba (SP) — Foto: Anderson Cerejo/TV TEM
O tempo seco e quente provocaram um aumento ainda maior no consumo de água em Sorocaba (SP) nas últimas semanas. Por isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez um alerta para que a população economize.
Segundo a autarquia, houve um aumento de quase 50% em algumas regiões da cidade durante o feriado de 7 de Setembro. Além do calor, outro fator que contribuiu para este aumento foi a pandemia de coronavírus.
Com a maior permanência das pessoas em casa, o Saae registou um aumento médio de 20% desde o início das medidas de isolamento social adotadas na pandemia.
A empresa pede para que os moradores economizem o consumo de água para evitar um possível racionamento caso o nível dos reservatórios caia.

Estiagem preocupa cidades do interior
Abastecimento e estiagem
A cidade de Sorocaba é abastecida por quatro represas que fazem parte de três sistemas de abastecimento. São elas: Castelinho, Ferraz, Ipaneminha e Itupararanga.
Atualmente, o nível de água está em 61% na represa de Itupararanga – que é responsável pela maior parte dos bairros -, 40% em Ipaneminha e 25% no sistema Ferraz/Castelinho.
No fim de 2019, o município passou por uma grande estiagem e, por isso, algumas represas ficaram em situação crítica. A represa de Ipaneminha operava com 2% da capacidade e a de Ferraz/Castelinho com 8%, nos seus mais baixos índices registrados no mês de novembro.
Por isso, a prefeitura optou por estipular um rodízio de abastecimento de água. Na época, quase 700 mil habitantes foram atingidos pelo racionamento, que durou quase um mês.
2 de 2Em 2019, represas de Sorocaba (SP) secaram devido à estiagem — Foto: TV TEM/Arquivo
Em 2019, represas de Sorocaba (SP) secaram devido à estiagem — Foto: TV TEM/Arquivo
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
