As regiões de Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) apresentaram piora na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, e a área de Barretos (SP) melhorou na comparação desta sexta-feira (28) com os dados divulgados pelo governo paulista na semana passada.
No entanto, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) afirmou que não houve mudança na classificação dos departamentos regionais de saúde no Plano São Paulo.
Com isso, o DRS 13 (Ribeirão Preto) e o DRS 5 (Barretos) permanecem na fase amarela, a terceira etapa da retomada. Já o DRS 8 (Franca) continua na fase laranja.
Na sexta-feira (4), o governo paulista anuncia uma nova classificação das regiões.
1 de 2Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto — Foto: Antônio Luiz/EPTV
De acordo com dados da Fundação Seade, plataforma que monitora o dia a dia da pandemia no estado e auxilia na produção de informações para o Plano São Paulo, a região de Ribeirão Preto está com 68,9% dos leitos de UTI ocupados, com 23,3 vagas para cada 100 mil habitantes.
Houve um aumento no índice em relação à sexta-feira passada, quando a ocupação era de 64,9%, com 22,2 vagas para cada 100 mil moradores.
Na área de Franca, o crescimento foi mais discreto, passando de 77,8% das vagas preenchidas para 78,2%. A região tem 13 leitos para cada 100 mil habitantes e continua sendo a parte do estado com menos espaços vagos para pacientes em estado grave com o novo coronavírus.
De acordo com secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, novos leitos de UTI devem ser instalados em Igarapava (SP) e Ituverava (SP) nos próximos dias.
Além disso, para aumentar a capacidade oferecida aos pacientes, a Santa Casa de Franca, hospital referência no tratamento SUS para os 22 municípios do DRS, deve ganhar mais seis leitos até quinta-feira (3). Desde domingo (23) a unidade opera com ocupação máxima das 31 vagas.
Por outro lado, em Barretos (SP), promovida à fase amarela, os índices melhoraram em uma semana. No dia 21, o DRS tinha ocupação de 72,9% dos leitos e agora, segundo a Fundação Seade, são 67,7% das vagas preenchidas, com 17,6 espaços para cada 100 mil habitantes.
2 de 2Atualização da 12ª fase do Plano São Paulo — Foto: Reprodução
Atualização da 12ª fase do Plano São Paulo — Foto: Reprodução
