1 de 1Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, durante convenção que oficializou suas candidaturas, em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ G1
Gabriel Ferrato e Luciano Almeida, durante convenção que oficializou suas candidaturas, em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ G1
O Partido Democratas (DEM) oficializou, nesta sexta-feira (11), a candidatura de Luciano Almeida à Prefeitura de Piracicaba. O anúncio aconteceu durante a convenção do partido.
O candidato a vice na chapa é o professor aposentado e ex-prefeito Gabriel Ferrato. Os postulantes formam chapa pura, única concorrente na convenção e escolhida por aclamação.
Luciano Almeida tem 54 anos e é empresário, formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Berkeley (EUA). Já foi Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Secretário de Indústria e Comércio em Piracicaba.
A campanha tem como proposta aproximar a administração pública da sociedade por meio da criação de subprefeituras ou parcerias em associações de bairros já consolidadas. A transparência em processos públicos também está entre as propostas da chapa.
“[Teremos] a implantação de um novo conceito de gestão pública, mais eficiente, que de fato atenda as necessidades da sociedade. Dada a pandemia e as dificuldades que vão ter, os principais problemas vão ser o ano perdido das crianças na escola esse ano. A educação vai ser uma coisa complexa que vamos ter que resgatar. Na economia, ainda não veio todo o impacto. A onda das demissões começam agora. […] E a falta de dinheiro que vai ser inerente a todo poder público, então, vamos precisar muito da participação das pessoas da sociedade para ajudar a administrar a cidade”, disse.
Na convenção, também foram oficializadas as candidaturas de 35 pessoas que vão concorrer a cargos de vereadores pelo DEM. Entre 100 e 150 pessoas estiveram presentes no encontro, segundo a assessoria de imprensa do pré-candidato.
Calendário
Confira abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:
- a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
- 31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;
- 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;
- a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
- após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
- 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
- 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
- 29 de novembro: segundo turno da eleição;
- até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
- até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Funciona Assim: O que faz o prefeito?
