Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Bauru para a Educação

Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Bauru — Foto: Reprodução 1 de 14
Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Bauru — Foto: Reprodução

Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Bauru — Foto: Reprodução

O G1 resume as principais propostos dos candidatos à prefeitura de Bauru para o setor da educação nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética)*:

Dr. Raul (DEM) – 25

Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 2 de 14
Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Na educação, Doutor Raul promete aumentar a segurança nas escolas municipais com ações em conjunto com a Polícia Militar e outras parcerias, e também a implantação de período integral do 1º ao 5º ano. Também entre as promessas do candidato estão a criação de um creche na área central da cidade com objetivo de atender às mães que trabalham no comércio.

A valorização dos profissionais da educação e também a integração de políticas públicas de Educação com outros setores como a saúde, cultura, esporte e meio ambiente como foco na melhoria da formação educacional estão entre as metas contempladas no plano de governo do candidato.

Edu Avallone (Republicanos) – 10

Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 3 de 14
Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Na educação, Edu Avallone destaca a ampliação das escolas municipais de ensino infantil integral (EMEEIs) como medida para possibilitar a matrícula de todas as crianças que necessitem de vagas. O candidato promete ainda adequar a informatização das escolas para o ensino à distância e implementação de cursos de férias, além de garantir a segurança em relação às questões sanitárias no retorno após pandemia.

Ainda entre as propostas do candidato para o setor estão a valorização dos profissionais por meio do investimento na qualificação, facilitando o acesso a cursos de qualificação, através de convênios com as universidades para cursos de graduação e pós-graduação.

Gazzetta (PSDB) – 45

Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 4 de 14
Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Entre as propostas de Gazzetta, candidato à reeleição, para a educação está a implantação do que o candidato chama de “Escola do Futuro”, um espaço que integraria atividades pedagógicas para atender uma escola de ensino infantil e escola de ensino fundamental, ambas de período integral e um centro dia do Idoso. Segundo o plano de governo do candidato, será implementado após a demolição da escola infantil inacabada na região do Isaura Pita Garms.

Entre as promessas ainda estão a finalização e início de obras de novas escolas e também a ampliação de já existentes. O candidato ainda prevê a restruturação da estação ferroviária para implantação de uma “Estação de Educação e Arte” e a construção de um planetário. Na educação, o plano prevê ainda uma integração entre as universidades e a prefeitura por meio da produção científica na Secretaria de Saúde.

Gerson (PDT) – 12

Gerson (PDT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 5 de 14
Gerson (PDT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Gerson (PDT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Para educação, o plano de governo de Gerson prevê ampliar o número de escolas em tempo integral e a criação do programa denominado pelo candidato de “Bauru Alfabetizada”, com foco na Educação de Jovens e Adultos e promovendo integração com a formação profissional.

Sanar o déficit das vagas na educação infantil também está entre as metas do candidato para o setor. Segundo o plano de governo, isso seria feito por meio da construção, reforma de escolas e gestão compartilhada e conveniada com instituições.

Jorge Moura (PT) – 13

Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 6 de 14
Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Para educação, Jorge Moura prevê metas como aumentar o número de vagas na educação infantil para crianças de 0 a 3 anos e para ensino fundamental I e II por meio da ampliação, construção, reforma e recuperação das unidades educacionais; reduzir a taxa de analfabetismo e ampliar a oferta de Educação de Jovens e Adultos, por meio da ampliação dos polos educacionais para esse público.

O candidato também propõe a implantação de uma escola virtual para promover a capacitação e treinamento dos profissionais da rede municipal. O plano de governo também destaca a implantação de um projeto de cursos da área de tecnologia focado nas alunas, visando incentivar a atuação das mulheres na ciência e na tecnologia.

Kim (PROS) – 90

Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 7 de 14
Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

No plano de governo do candidato Kim há três propostas para educação. A primeira delas é a reforma e ampliação das escolas municipais.

As outras duas propostas descritas no plano de governo do candidato preveem a implantação de laboratórios de informáticas e também esses espaços para outras disciplinas.

Nelson Fio (PTC) – 36

Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação 8 de 14
Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação

Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação

O plano de governo de Nelson Fio não contempla ações focadas na educação municipal. O documento cita apenas parcerias com as universidades.

Renata Ribeiro (PSOL) – 50

Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 9 de 14
Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Para a educação, a candidata Renata Ribeiro promete a ampliação das vagas nas creches e escolas de estabelecendo o funcionamento das creches em período integral e também em horário noturno. Renata Ribeiro também propõe a realização de eleições diretas para escolha de diretores das escolas, com a participação dos pais, estudantes, funcionários, corpo diretivo e professores.

O plano de governo da candidata também defende a abertura das escolas aos fins de semana para atividades culturais, extracurriculares, artísticas, entre outras; bem como a aplicação da lei que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ainda entre as promessas para o setor, o plano de governo prevê a aplicação de 10% do PIB da cidade na educação municipal.

Rosana Polato (PSB) – 40

Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação 10 de 14
Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação

Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação

Entre as metas da candidata Rosana Polato estabelecidas para educação estão o atendimento de 100% da demanda por creches por meio de expansão da rede municipal de educação infantil, com a reformas, ampliação e construção de novas escolas e levantamento periódico da demanda por vagas.

No ensino fundamental, uma das promessas da candidata é promover a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano. Para isso, Rosana Polato promete estruturar e apoiar os processos pedagógicos de alfabetização, criando uma articulação com as ações desenvolvidas na educação infantil. Há ainda metas para Educação Especial e de jovens e adultos.

Sandro Bussola (PSD) – 55

Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação 11 de 14
Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação

Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação

O candidato Sandro Bussola coloca como promessas na educação instalar creches noturnas e período integral, além da implementação das aulas de música, esportes, dança e idiomas nas escolas de ensino fundamental.

Nesse setor, o candidato também aponta como metas o investimento na merenda, no acesso a internet para todos os estudantes e a implantação de um programa de fonoaudiologia, com foco no desenvolvimento da linguagem pedagógica.

Sérgio Alba (Solidariedade) – 77

Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 12 de 14
Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Para a educação, Sérgio Alba apresenta entre as propostas a implantação do que o candidato chama de “vale-creche” como medida emergencial para sanar a demanda por vagas nas escolas municipais de educação infantil. Também como medida para atender essa demanda, o candidato prevê um estudo para implantação de creche noturna.

Como ideias para ampliar as atividades extra-curriculares, o candidato propõe aulas de educação para trânsito, de empreendedorismo e finanças pessoais, com foco nas crianças e jovens. Ainda entre as metas para o setor, Sérgio Alba destaca ações para aumentar a segurança nas escolas como videomonitoramento e a implantação de lâmpadas led.

Suellén Rosim (Patriota) – 51

Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 13 de 14
Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Para educação, o plano de governo da Suéllen Rosim prevê o investimento na educação em contra-turno, com foco na prática de atividades esportivas. O investimento na tecnologia e na informatização das escolas municipais também está entre as metas estabelecidas.

A candidata também cita em seu plano buscar parcerias junto a universidades particulares para facilitar a formação de jovens e do amplo diálogo com com educadores, pais e comunidade com foco na solução dos problemas urgentes e na melhoria geral do ambiente escolar.

Valle (Podemos) – 19

Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 14 de 14
Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O investimento em tecnologia e soluções sustentáveis estão entre as metas da educação de Valle, com a promessa da instalação de kits de energia solar fotovoltaica, informatização e wi-fi em todas as escolas municipais, além do incentivo de disciplinas com foco na área cultural (música, canto, desenho, fotografia, teatro).

O candidato também promete melhorar o serviço de transporte escolar por meio da revisão do contrato hoje existente; promover cursos de formação e aperfeiçoamento para os profissionais da educação e assegurar o acesso dos estudantes com deficiência e necessidades especiais, ampliando o número de profissionais em sala de aula.

* O candidato Vagner Crusco (PCO) não teve a candidatura registrada no TSE, porém o partido alega que houve falha na Justiça Eleitoral e que a candidatura está mantida.

Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Funciona Assim

ELEIÇÕES 2020 – GUIA DO ELEITOR

By Tribuna ABC

Veja Também!