Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Bauru para a Saúde

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Bauru — Foto: Reprodução 1 de 13
Eleições 2020: candidatos a prefeito de Bauru — Foto: Reprodução

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Bauru — Foto: Reprodução

O G1 resumiu as principais propostas dos candidatos a prefeitura de Bauru para a área da saúde. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética que serão usados na urna)*:

Dr. Raul (DEM) – 25

Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 2 de 13
Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Dr Raul (DEM) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O plano de governo do Dr. Raul enfatiza a participação da prefeitura na abertura do Hospital das Clínicas de Bauru, que hoje funciona como retaguarda do Hospital Estadual no tratamento de casos de Covid-19. Destaca ainda parcerias com a iniciativa privada para manutenção da estrutura física das unidades de saúde.

Além do HC, o candidato promete acompanhamento efetivo da conclusão das obras do Hospital Manoel de Abreu, especializado para atendimento de pacientes idosos e com 15 leitos psiquiátricos. O candidato também propõe trabalhar na melhoria da atenção básica e das UPAs e de todos os segmentos de responsabilidade do município. O plano de governo para a área propõe a cobrança das responsabilidades do Estado e Federação.

Edu Avallone (Republicanos) – 10

Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 3 de 13
Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Edu Avallone (Republicanos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Edu Avallone promete ampliar o número de exames e consultas médicas por meio da informatização da saúde pública. O plano tem como metas ainda a modernização e reforma das unidades básicas de saúde, criação de um cartão de saúde municipal e criação de uma diretoria especializada no combate a endemias.

O programa do candidato cita ainda como meta o aprimoramento do programa médico da família, a reforma e a manutenção periódica do pronto-socorro adulto e infantil, e a melhora do Programa de Saúde Preventiva.

Gazzetta (PSDB) – 45

Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 4 de 13
Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Gazzetta (PSDB) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O programa de governo de Gazzetta diz que as ações são focadas em novos programas de saúde, além do fortalecimento dos já existentes. O candidato à reeleição promete a implantação de programa de saúde do homem, de novas policlínicas de especialidades médicas, de um programa de saúde nas escolas e um centro de referência para os adolescentes.

O programa cita como meta finalizar a implantação do sistema informatizado da Saúde, que possibilita o monitoramento de todos os processos de compras, atendimento, dispensação, exames, e rotinas da saúde pública do município. Há também promessa de ampliação do número de farmácias pelas áreas da cidade e do Programa Remédio em Casa para pessoas com dificuldade de locomoção.

Jorge Moura (PT) – 13

Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 5 de 13
Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Jorge Moura (PT) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Jorge Moura cita em seu plano de governo rever a participação de organizações de saúde (OSs) na área para fortalecer e valorizar o serviço público de saúde. Ele também cita fazer acompanhamento constante junto aos serviços para promover atendimento digno à população e propõe oferecer processo de hormonioterapia nas Unidades Básicas de Saúde.

Ele fala ainda em reabrir o Hospital Manoel de Abreu, e na criação do centro de atendimento dos idosos, com equipe multidisciplinar para realizar a estadia de idosos durante o dia. O candidato promete a elaboração de um plano de combate e superação da Covid-19, focado em testagem em massa, identificação de pessoas infectadas e rastreamento por aplicativos, distribuição de equipamentos de segurança para população mais vulnerável.

Kim (PROS) – 90

Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 6 de 13
Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Kim (PROS) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Na área da saúde, Kim destaca em seu plano de governo a reformulação do pronto-socorro Infantil, que foi desativado, e a remodelação do Pronto-socorro (PS) Central em um centro de urgência e emergência.

O plano de governo do candidato também cita obras na área da saúde, como reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com implantação de sistema informatizado e criação de academias de restabelecimento fisioterápico.

Nelson Fio (PTC) – 36

Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação 7 de 13
Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação

Nelson Fio (PTC) é candidato a prefeito de Bauru (SP). — Foto: Divulgação

O plano de governo do candidato Nelson Fio, registrado na Justiça Eleitoral, não apresenta metas específicas na área da saúde. O plano cita como projeto a entrega de medicamentos na estação ferroviária.

Renata Ribeiro (PSOL) – 50

Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 8 de 13
Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Renata Ribeiro é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O plano de governo da Renata Ribeiro defende o fim da Fundação Regional da Saúde e a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF) e da rede de atendimento à saúde mental. O plano cita ainda, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde, pela reestatização das unidades atualmente geridas pela Famesp, como é o caso do Hospital de Base.

A candidata promete ainda a abertura de concurso público para contratação de profissionais da saúde para áreas e setores com déficit e ampliação da rede de Saúde Mental com a construção de mais um CAPS III no município.

Rosana Polato (PSB) – 40

Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação 9 de 13
Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação

Rosana Polato (PSB) é candidata a prefeita de Bauru — Foto: Divulgação

O plano de governo de Rosana Polato propõe adequação física das unidades de saúde, melhorias na logística dos medicamentos, transformação do pronto-socorro (PS) Central em uma porta de entrada para o Hospital de Base, considerando esse como um hospital municipal.

O plano de governo da candidata cita também nove eixos de atuação para uma reorganização e um novo modelo de gestão da rede básica de saúde, que incluem duas novas unidades de distribuição de medicamentos.

Sandro Bussola (PSD) – 55

Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação 10 de 13
Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação

Sandro Bussola (PSD) é candidato a prefeito de Bauru — Foto: Divulgação

Sandro Bussola contempla a criação de um hospital municipal, que deverá fazer todo o tipo de atendimento, exceto os de alta complexidade. O candidato também promete a criação de um ambulatório municipal e do chamado “cartão para vida”, um sistema interligado de informações do sistema de saúde municipal com os hospitais estaduais, maternidade, laboratórios e centro de diagnóstico.

O candidato também destaca a estruturação das unidades para realização de cirurgias ambulatoriais, ou seja, sem internação, e também a implantação de uma rede de cuidados materno-infantil com a finalidade de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo.

Sérgio Alba (Solidariedade) – 77

Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 11 de 13
Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Sérgio Alba (Solidariedade) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O candidato Sérgio Alba destaca ações à população idosa, como a implantação do projeto “Remédio em Casa”, com objetivo de atender esse público e também pessoas com dificuldade de locomoção.

O candidato promete a ampliação do Programa Municipal de Atendimento ao Idoso na cidade e parceria com as escolas Técnicas (ETECs) visando a disponibilidade do serviço atendimento em casa (home care) aos idosos. O plano de governo dele prevê a criação de um centro de saúde para o homem e para a mulher idosa.

Suellén Rosim (Patriota) – 51

Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 12 de 13
Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Suéllen Rosim (Patriotas) é candidata a prefeita de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O investimento em tecnologia é uma promessa da candidata Suéllen Rosim na área da saúde, com informatização do setor, seguindo o conceito de cidades inteligentes, promovendo integração das informações entre município e estado para agilizar o atendimento.

O objetivo é priorizar a diminuição do tempo de espera na fila de consultas nas Unidades Básicas de Saúde e o tempo para realização de exames e procedimentos de especialidades. Outra meta citada no plano é investir em programas municipais de prevenção de doenças, fazer um levantamento da situação das unidades básicas de saúde e perseguir uma ampliação fixa de vagas de UTI.

Valle (Podemos) – 19

Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação 13 de 13
Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

Valle (Podemos) é candidato a prefeito de Bauru (SP) — Foto: Divulgação

O candidato Valle tem entre as propostas na Saúde a melhoria no atendimento aos idosos, por meio do investimento no Programa Municipal de Atendimento ao Idosos, fortalecimento do programa Saúde da Família, investimento nas Unidades de Pronto-Atendimento e postos de saúde e renovação da frota de veículos do setor.

Com foco nas crianças, o plano prevê a reabertura do Centro de Atendimento Infantil e programas de prevenção ao abuso sexual infantil.

*O candidato Gerson (PDT) não tem o plano de governo disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. O candidato Vagner Crusco (PCO) não teve a candidatura registrada no TSE, porém o partido alega que houve falha na Justiça Eleitoral e que a candidatura está mantida.

Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília

VÍDEOS: veja mais notícias do centro-oeste paulista

By Tribuna ABC

Veja Também!