/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/P/oDDTGITBelQSLCqOb9Yw/eleicoes-2020-candidatos-a-prefeito-de-itapetininga.jpg)
Eleições 2020: candidatos a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução
Eleições 2020: candidatos a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução
O G1 resume as principais propostas para a área da Educação descritas nos planos de governo dos candidatos a prefeito de Itapetininga (SP) nas eleições de 2020.
Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética conforme os usados na urna):
Fuad (PT) – 13
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/N/C/9oiK3fQTSi7BS7ucU4xQ/sp-itapetininga-fuad-abrao.jpeg)
Fuad Abrão (PT) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Fuad Abrão (PT) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
O candidato Fuad Abrão propõe no plano de governo para a área da educação integrar políticas de educação e saúde, assistência social e comunidade para decidir sobre a retomada de aulas em meio à pandemia, de acordo com cada unidade escolar.
Cita sobre a universalização do ensino fundamental, educação infantil e ampliação do atendimento em creches; atendimento especial para alunos do EJA; atendimento especializado para crianças com deficiência e inserção de pedagogo em berçário.
O plano também apresenta ação com a área da saúde para desenvolvimento programa Saúde na Escola; implementar programas de visitação domiciliar para ensino; criação de programas para famílias mais vulneráveis.
Milton Nery (PSB) – 40
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/c/u/Y1DNLHTaiZgPtEwUXOnw/sp-itapetininga-milton-nery.jpeg)
Milton Nery (PSB) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Milton Nery (PSB) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Milton Nery propõe no plano de governo para a área da educação o Professor Mediador Escolar Comunitário nas escolas municipais; revisão do estatuto do magistério e realização de concurso público para contratação de funcionários da educação e projeto para redução de jornada de auxiliares de educação e primeira infância.
O candidato também apresenta a garantia de investimentos em tecnologia da informação; merenda escolar com qualidade e supervisão nutricional e aprimorar o sistema municipal de educação.
O plano também cita sobre a ampliação dos Centros de Estudos Complementares; criação de projeção ao departamento de manutenção escolar e aperfeiçoamento dos padrões de qualidade no sistema municipal de ensino.
Professor Vinícius Válio (PSOL) – 50
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/q/S/mFLMqbS42qobyIuU4bvw/sp-itapetininga-vinicius-valio.png)
Vinícius Válio (PSOL) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Vinícius Válio (PSOL) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
O plano de governo do candidato professor Vinícius Válio para a área da educação a valorização do salário e carreira dos educadores, além do diálogo com a comunidade escolar.
Apresenta também que a comunidade escolar deve definir junto dos diretores as prioridades, respeitando a singularidade de cada escola e do local onde está inserida.
O plano cita sobre o dinheiro da área da educação, que deve ser utilizado como investimento no futuro, pois a educação vai transformar a realidade e contribuir para uma sociedade melhor.
Ricardo Barbará (PTB) – 14
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/m/1JfpOcTQKo8gwZrfMlzQ/sp-itapetininga-ricardo-barbara.jpg)
Ricardo Barbará (PTB) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Ricardo Barbará (PTB) é candidato a prefeito de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
O plano de governo de Ricardo Barbará para a área da educação prevê a expansão do ensino em tempo integral e também menciona sobre o aumento de cursos oferecidos pela Fatec, Etec e IFSP.
O candidato menciona sobre Escola Militar no município, além de fazer parcerias com o governo estadual e federal para a expansão da rede de escolas e creches.
Cita sobre a inclusão de auxiliares de educação no magistério; criação de núcleos de esporte para crianças e adolescentes na periferia; implantação de ciclovias e corredores de tráfego para aumentar o uso de bicicletas para recreação; criação de espaços públicos alternativos e revalorização de Centros de Convivência.
Simone Marquetto (MDB) – 15
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/W/6BqZxkRLCHjfgD53uPlw/sp-itapetininga-simone-marquetto.jpg)
Simone Marquetto (MDB) é candidata a prefeita de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Simone Marquetto (MDB) é candidata a prefeita de Itapetininga (SP) — Foto: Divulgação
Simone Marquetto apresenta em seu plano de governo para a área da educação a criação de laboratórios de robótica e sistemas de engenharia.
A candidata também menciona sobre a construção de uma escola na Vila Arruda e implantação de escola na Vila Mazzei.
Propõe também o investimento na formação e capacitação permanente de professores e a continuidade na educação ambiental para interação com espaços ecológicos do município.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região