
Pandemia reduz procura por exames de mamografia em 2020
Cerca de quatro mil mulheres de Ribeirão Preto (SP) deixaram de realizar mamografia, o principal exame preventivo contra o câncer de mama, durante a pandemia de coronavírus, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Oncológico com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre janeiro e agosto de 2020, 4.544 mamografias foram realizadas no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto. A quantidade de exames caiu 49,5% em relação ao mesmo período de 2019, quando 8.999 exames foram feitos. Em nota, a Saúde informou que os agendamentos estão em dia.
1 de 4Radiologista analisa mamografia no Hospital de Amor de Barretos (SP) — Foto: EPTV/Reprodução
Radiologista analisa mamografia no Hospital de Amor de Barretos (SP) — Foto: EPTV/Reprodução
A pensionista Creusa do Nascimento e a dona de casa Maria Aparecida Garcia fazem exames de rotina anualmente. Irmãs, elas sempre vão ao hospital juntas. A última mamografia foi realizada em 2019 e, este ano, elas não conseguiram agendar um exame.
A impossibilidade de realizar a avaliação deixa as irmãs preocupadas, especialmente Creusa, que usa remédios controlados diariamente e tem receio, já que a mãe delas morreu com câncer no fígado.
“Minha mãe tratou, mas com três messes veio a óbito. Não teve jeito. Então me preocupo com a Creusa e comigo também, porque isso é uma coisa que a gente deveria estar acompanhando. Não saber o que pode acontecer com a gente é perigoso”, diz Maria.
2 de 4Com histórico de câncer na família, irmãs não conseguem realizar mamografia e ficam preocupadas — Foto: EPTV/Reprodução
Com histórico de câncer na família, irmãs não conseguem realizar mamografia e ficam preocupadas — Foto: EPTV/Reprodução
Apesar da queda na quantidade de exames, 297 ribeirão-pretanas receberam o diagnóstico do câncer de mama em 2020. A previsão é de que o Brasil registre cerca de 66 mil novos casos de câncer este ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Segundo os especialistas, a prevenção é o melhor remédio, já que aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados.
“Nesta fase em que o tumor tem menos de um centímetro, eu tenho uma possibilidade real de cura para esta mulher”, diz a média radiologista Sílvia Sabino.
3 de 4Mamografia é principal meio de prevenir câncer de mama, diz médica do Hospital de Câncer de Barretos (SP) — Foto: EPTV/Reprodução
Mamografia é principal meio de prevenir câncer de mama, diz médica do Hospital de Câncer de Barretos (SP) — Foto: EPTV/Reprodução
Outras dez mil mulheres que moram na região de Ribeirão Preto também foram prejudicadas, já que a as carretas de prevenção do Hospital de Amor de Barretos (SP), que circulam entre as cidades para a avaliação, estão paralisadas e não têm previsão de retorno.
“A maioria das cidades ainda não tem condição de receber, com segurança, as unidades móveis, porque elas geram aglomeração e uma exposição maior das mulheres ao risco da infecção pelo vírus”, diz a média radiologista.
4 de 4Carretas do Hospital de Amor que realizam mamografias para diagnóstico de câncer estão paralisadas — Foto: EPTV/Reprodução
Carretas do Hospital de Amor que realizam mamografias para diagnóstico de câncer estão paralisadas — Foto: EPTV/Reprodução
Assista ao EPTV 1 desta segunda-feira (5)
