Fernando e Sorocaba lamentam incêndio em estação ferroviária cenário de live e preveem ajudar no restauro: 'Parte da história'

A dupla Fernando e Sorocaba se manifestou, na manhã desta quinta-feira (1º), sobre o incêndio que atingiu a Estação Ferroviária Carlos Gomes, em Campinas (SP), na noite de quarta (30). O local, inaugurado em 1929 e que atualmente integra a rota da Maria Fumaça, também foi cenário da última live dos cantores, realizada no dia 20 de setembro.

Em nota, os sertanejos lamentaram o incidente e afirmaram que pretendem fazer uma campanha de arrecadação de recursos à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, para que seja realizado o restauro do espaço em Campinas. O fogo atingiu a parte externa da estrutura, uma locomotiva e quatro veículos. Ninguém ficou ferido.

“Acordamos com a triste noticia de que a Estação Carlos Gomes pegou fogo na última noite. Estamos estudando a melhor maneira de mobilizar a população na nossa próxima live, que vai acontecer no dia 18/10, para que consigamos angariar recursos para ajudar na restauração da estação, seus vagões e locomotivas, que contam boa parte da história das ferrovias do nosso país”, diz parte da nota enviada pela dupla ao G1.

No perfil oficial dos sertanejos no Instagram, existem muitas postagens com fotos da live que aparecem a estação. A locomotiva 9, que foi destruída pelo fogo, foi uma das escolhidas pelos artistas para compor o cenário da apresentação. “A locomotiva, do ano de 1912, era para nós a mais linda”, completa o texto.

Primeira voz da dupla, Sorocaba também postou vídeos lamentando o ocorrido. A Defesa Civil enviou uma equipe ao local e constatou que dois carros e duas motocicletas ficaram destruídos. Além disso, ocorreram danos na locomotiva, no telhado da plataforma, na residência do chefe de estação, no saguões de bilheteria e de embarque.

Fernando e Sorocaba fizeram live em estação atingida por incêndio em Campinas — Foto: Reprodução 1 de 3
Fernando e Sorocaba fizeram live em estação atingida por incêndio em Campinas — Foto: Reprodução

Fernando e Sorocaba fizeram live em estação atingida por incêndio em Campinas — Foto: Reprodução

O incêndio

Segundo o diretor administrativo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Hélio Gazetta Filho, ninguém trabalhava no local no momento do incêndio. Quem percebeu as chamas foram voluntários que estão em antiga vila no entorno e que tiveram os carros destruídos no incidente.

O incêndio foi controlado no final da noite de quarta-feira, mas quatro horas após o fim do combate ainda era possível ver focos em algumas árvores. Depois de começar na mata, o fogo chegou ao telhado da estação e se espalhou rapidamente pela área externa, porque ventava muito no momento do início das chamas. A parte interna do local não foi atingida. A locomotiva destruída também é usada para transporte de cargas.

A plataforma foi interditada, enquanto que as demais áreas permanecem liberadas. A Defesa Civil informou que um engenheiro fará avaliação da estrutura na manhã desta quinta-feira. Os passeios da Maria Fumaça no final de semana estão mantidos.

Segundo site da prefeitura, a Estação Carlos Gomes fica na Estrada São João e foi aberta em novembro de 1929 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. As locomotivas eram usadas para transporte de café.

Carro queimado durante incêndio em estação ferroviária de Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV 2 de 3
Carro queimado durante incêndio em estação ferroviária de Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV

Carro queimado durante incêndio em estação ferroviária de Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV

Locomotiva atingida por fogo na Estação Carlos Gomes, em Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV 3 de 3
Locomotiva atingida por fogo na Estação Carlos Gomes, em Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV

Locomotiva atingida por fogo na Estação Carlos Gomes, em Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV

VÍDEOS: veja os vídeos mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

20 vídeos

Vídeo mostra momento em que Cássio Remis foi baleado em Patrocínio

Pré-candidato a vereador em Patrocínio é atacado durante liveVeja os destaques do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden

By Tribuna ABC

Veja Também!