Um grupo com cerca de 150 famílias ocupou um terreno particular no Residencial Olímpia, em Campinas (SP), neste sábado (10). A área tem 180 mil metros quadrados e o dono relatou à EPTV que a área não está improdutiva e ele acionará a Justiça para pedir a reintegração de posse.
As pessoas começaram a entrar no local na noite de sexta-feira, mas a Polícia Militar foi acionada e elas deixaram o terreno na Rua Maratona. Entretanto, o grupo retornou durante a manhã e, apesar de negociações, decidiu continuar no local. A Guarda também foi acionada e esteve na região.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/d/b/adJrBVT029Ty15X1fpAw/residencial-final.jpg)
Grupo ocupou área no Residencial Olímpia, em Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV
Grupo ocupou área no Residencial Olímpia, em Campinas — Foto: Daniel Mafra / EPTV
Um representante da ocupação falou à reportagem que a ocupação foi pacífica. Além disso, alegou que o terreno está improdutivo há 20 anos e nenhuma das famílias possui cadastro na Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab).
O proprietário da área, por outro lado, rebateu a afirmação e destacou que o objetivo dele é construir apartamentos populares no terreno.
A Cohab informou que um representante esteve no local e a orientação é para o dono pedir a reintegração de posse. Tanto a PM quanto a Guarda só devem retornar ao local se forem acionadas.