Idoso com Alzheimer desaparece e é encontrado após tentar se hospedar em hotel em SP

Ronaldo foi encontrado por PMs após tentar se hospedar em hotel em Santos — Foto: Arquivo Pessoal 1 de 1
Ronaldo foi encontrado por PMs após tentar se hospedar em hotel em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Ronaldo foi encontrado por PMs após tentar se hospedar em hotel em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Um idoso que estava desaparecido foi encontrado após tentar se hospedar em um hotel de Santos, no litoral de São Paulo. Ronaldo Damaso Aleixo, de 62 anos, foi reconhecido a partir de uma publicação nas redes sociais pela recepcionista do hotel, que também acionou a Polícia Militar e os familiares do aposentado.

Ao G1, a recepcionista Vilma Aparecida de Paula, de 46 anos, conta que o caso aconteceu no hotel onde trabalha, na Rua Bittencourt, na Vila Nova, na madrugada de sábado (5). Por volta das 3h, Ronaldo entrou no hotel e perguntou como poderia se hospedar.

“Ele disse que não tinha dinheiro, então eu falei que ele precisava ir para casa dormir, acabei não prestando atenção, e ainda ajudei ele a sair. Dez minutos depois, vi uma publicação de um senhor que estava desaparecido, e na hora reconheci que era o mesmo rapaz”, conta Vilma.

Duas funcionárias do hotel passaram a procurar pelo idoso pelas ruas do Centro de Santos, enquanto Vilma encontrou e pediu ajuda aos policiais militares cabo Eduardo e soldado Julio Vignoli, que passavam pelo local. De prontidão, os PMs passaram a buscar pelo idoso e o encontraram perdido, na Praça dos Andradas.

Enquanto os militares procuravam por Ronaldo, a recepcionista avisou a esposa do idoso, Rosilane Gomes Xavier Aleixo, que o havia encontrado. Pouco tempo após os policiais trazerem o idoso de volta ao hotel, Rosilane chegou ao encontro do marido. “Foi muito emocionante, todo mundo começou a chorar”, conta Vilma.

Desaparecimento

Ronaldo e a esposa são moradores de Belo Horizonte (MG) e ajudavam a irmã dela a se mudar. Segundo Rosilane, o idoso foi diagnosticado com o mal de Alzheimer há cerca de seis anos e descreve o desaparecimento dele como um momento de desespero, uma vez que ambos estavam em uma cidade a qual nunca haviam visitado.

Na tarde de sexta-feira (4), Ronaldo e a esposa acompanhavam o carregamento das mudanças em um caminhão, no bairro da Aparecida em Santos, quando ela precisou entrar no prédio e deixou o marido conversando com os funcionários que cuidavam da mudança. Ao voltar, cerca de cinco minutos depois, não encontrou mais o marido.

Rosilane procurou por Ronaldo pela praia, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santos e em delegacias de polícia, onde registrou um boletim de ocorrência. No entanto, só reencontrou o marido na madrugada de sábado, com a ajuda dos policiais militares e dos funcionários do hotel.

“Foram momentos de muito desespero, mas também foi a maior alegria do mundo, não tenho palavras para descrever a sensação e para agradecer ao policiais e a Vilma”, afirma a esposa do idoso.

O PM Eduardo se diz surpreso com a repercussão do caso, mas que é grato pelo apoio da população. “Atender uma ocorrência como essa é muito gratificante e a sensação de poder trazer paz e alegria às pessoas por meio do seu trabalho não tem preço. Agradeço demais a quem compartilhou e a Vilma, que nos passou as informações”.

“O mais lindo foi ver a paciência e o amor dela por ele. Ela perguntou como ele teve coragem de sair para passear sem levá-la, e ele só concordou. Serve de lição para que a gente tenha mais atenção com as pessoas na rua, como idosos e crianças, e com as informações que são compartilhadas na internet”, finaliza a recepcionista.

By Tribuna ABC

Veja Também!