
Incêndio já destruiu 300 hectates da Estação Experimental de Itirapina
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem no trabalho de combate ao fogo na estação experimental de Itirapina (SP). O incêndio começou no fim de semana e a estimativa é que já atingiu cerca de 300 hectares, cerca de 3 milhões de metros quadrados.
Além de danos ao meio ambiente, a fumaça e a fuligem preocupam os moradores.
Dificuldades no trabalho
A coordenadora da Defesa Civil de Itirapina, Lidiane Feltrin, afirma que as equipes estão tentando controlar as chamas, mas o trabalho é difícil por conta do tamanho da área.
“Vai pegar até a metade divisa de Brotas. Dependendo do local, tem a dificuldade de entrar com o caminhão, então tem que ir a pé com o abafador para poder apagar o fogo”, explicou Lidiane.
1 de 2Incêndio devasta a estação experimental em Itirapina — Foto: Reprodução/EPTV
Incêndio devasta a estação experimental em Itirapina — Foto: Reprodução/EPTV
A área possui floresta de pinos e mata de cerrado. O trabalho de combate às chamas foi dividido em 5 frentes.
“Conseguimos eliminar frente 1 e frente 2 , graças a Deus quase 40% do que era esperado”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros André Bovolon.
A situação também gera transtornos para quem vive perto do local. “Muito fumaça, muita fuligem preta. A gente deixou a casa bem fechada com panos úmidos nas portas para conseguir dormir a noite”, disse a professora Cristina Bianchessi.
2 de 2Chamas atingem mata de cerrado em Itirapina — Foto: Reprodução/EPTV
Chamas atingem mata de cerrado em Itirapina — Foto: Reprodução/EPTV
Reveja as reportagens do EPTV2 desta quarta-feira:
