
A rede social Instagram ocultou nesta terça-feira (12) uma informação classificada como “falsa” que foi compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro nos stories. A imagem postada na conta oficial do presidente afirma que o número de mortes causadas por doenças respiratórias caiu de 2019 para 2020.
O post diz que entre 16 de março e 22 de maio deste ano, em comparação com o ano passado, houve queda no número de mortes. “2019 sem covid: 6.377. 2020 com covid: 6.296”, revela a imagem.
Segundo o Instagram, o conteúdo foi checado por “verificadores de fatos independentes” que afirmaram tratar-se de uma informação falsa. No próprio post do presidente é possível entender por quais motivos a rede social, que pertence ao Facebook, ocultou o story.
O Instagram ainda informa que a Agência Lupa verificou as informações e concluiu que é “falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”. Ainda é possível ver a publicação no perfil de Bolsonaro se o usuário quiser.
Junto com a informação classificada como “falsa”, o presidente escreveu que havia “algo estranho no ar”. “Toda vida importa! Entretanto há algo muito ‘estranho’ no ar!”, diz o texto.
O post republicado pelo presidente foi compartilhado, inicialmente, pelo deputado estadual do Ceará, André Fernandes, que afirma que as informações foram coletadas do “site do portal da transparência de Registro Civil”.
Não é a primeira vez que isso acontece com posts compartilhados pelo presidente. Em março, a rede social Twitter apagou dois posts de Bolsonaro por “violar as regras do Twitter”. Na época, a rede social afirmou que a ação se deu porque faz parte “de estratégia contínua durante a Covid-19“.
Os dois posts mostravam Jair Bolsonaro caminhando ao lado de outras pessoas – muitas delas sem máscara – e conversando com apoiadores.