Calçadão José Bonifácio, no centro de Itapetininga — Foto: Gabriel Vieira/TV TEM
Calçadão José Bonifácio, no centro de Itapetininga — Foto: Gabriel Vieira/TV TEM
A prefeitura de Itapetininga (SP) está realizando ações para atender moradores em situação de rua e protegê-los durante o frio.
Segundo a prefeitura, a ação tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação e de aproximação com as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na blitz os agentes conversam com os moradores para convencê-los a utilizar os serviços públicos como a Casa Rais e os serviços de obras sociais.
As ações acontecem no período noturno duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras. No entanto, devido ao inverno e à pandemia de Covid-19, a ação será ampliada para outros dias.
Segundo a prefeitura, 22 pessoas que estavam em alguns pontos da cidade na quinta (16), foram abordadas e orientadas, sendo que duas delas aceitaram ir para a Casa Rais e ao S.O.S., onde receberam abrigo, alimentação e banho.
Ação em Cerquilho

Praça no Centro de Cerquilho — Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM
Praça no Centro de Cerquilho — Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM
Em Cerquilho (SP), a prefeitura também está acolhendo pessoas em situação de rua, em um espaço público para protegê-las das baixas temperaturas. A ação acontece diariamente, das 19h às 6h.
Todas as pessoas em situação de rua são cadastradas e acompanhadas pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em que realiza orientações e abordagens semanais para falar sobre os serviços oferecidos no centro.
Além disso, essas pessoas são atendidas pela equipe técnica do Creas, que oferece documentação, consultas com psicólogos, assistentes e educadores sociais.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região